Ouvir é importante.

domingo, abril 06, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments

 tumblr_mef7dgcLrB1qixidso1_500
Certamente você já ouviu as palavras que estão escritas nesse versículo da foto. Todos sabemos da importância de nos confessarmos, abrirmos nosso coração – expormos os nossos pecados – e orarmos, nos redimindo diante de Deus e nos arrependendo. De algum modo, todos nós fazemos isso. Nós sempre confiamos nossos segredos a alguém, na intenção de que essa pessoa nos ajude a “dividir a carga” da situação. Isso acontece principalmente quando a história é complicada.

A confissão dos pecados é fundamental na vida do cristão.

Mas esse realmente não é o foco de hoje. A pergunta que eu quero que você se faça hoje é: “Quantas vezes eu parei para ouvir alguém?” Isso mesmo, se pergunte e seja sincero com a resposta.

Com a evolução da sociedade, o ser humano se tornou cada dia mais individualista e suas atitudes revelam um egoísmo cada vez maior. Nós queremos sempre as coisas que são melhores para nós, os planos que nos propiciam. Quando estamos com um problema, queremos sempre alguém para conversarmos, contarmos nosso lado da história, desabafarmos. Nós nos preocupamos tanto com falarmos a nossa parte que nem percebemos que, às vezes, a outra pessoa nem fala.

Isso, é algo que fazemos de maneira natural, tornou-se um hábito para nós. Mas, sinceramente, isso é errado. O cristianismo, da maneira mais ampla possível, é altruísta. De todas as formas, alguém que se denomine por cristão, deve querer o bem dos outros ainda acima dos seus.

Como eu já disse, quando lemos o versículo acima, nossa primeira reação é pensarmos que devemos procurar alguém para contarmos nossos pecados. Nós nunca olhamos para o outro lado, o outro ângulo da passagem: se há alguém que fale, é necessário que uma pessoa escute. Contudo, a grande verdade é que nós nunca queremos escutar.

Existem pessoas perto de nós que estão implorando para que alguém as ouça. Eu sei que perto de mim e de você, muitas pessoas estão procurando por alguém que seja capaz de sentar e ouví-las; que sejam sensíveis para notar a necessidade delas de desabafar, confessar um pecado, uma angústia, uma dor. Perto de nós, existem pessoas que estão precisando ouvir Cristo através de nosso bom ouvido.

Por isso eu quero te desafiar: quero que você procure ouvir as confissões dos outros. Em vez de levantar somente seus problemas, procure alguém que você acha que precisa ser ouvido. Convide um amigo seu para conversar e busque saber como ela realmente está. Faça isso em amor, pensando que, da mesma maneira que você se sente melhor quando conversa com alguém, essa pessoa pode estar sendo transformada por esses minutos de conversa.

Peça para que o Espírito Santo te dê sensibilidade para saber com quem falar, quem ouvir, e o que fazer depois que essa pessoa se abrir com você. Que a sabedoria e o amor de Cristo possa se derramar na vida da pessoa que você ouvir, e que ela possa sentir em você a confiança que ela buscava.

Seja um reflexo de Cristo, com paciência, amor, bondade, sensibilidade e excelência em ouvidos e ombros.

Que a paz e o amor de Jesus cubra a sua vida,
Bruna.
  • Share on Tumblr

0 respostas: