Não diga que é muito jovem.

quarta-feira, abril 09, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments

16

Jovens. Esse é o foco. De uma maneira ou de outra, quase tudo o que há no mundo é feito com uma publicidade voltada para nós. Seja tecnologia, filmes, livros, músicas, lugares, roupas; tudo é feito visando um público alvo jovem. O jovem - digo, jovem, não o adolescente – é visto hoje, na nossa sociedade e sistema, como o futuro. Nós, que estamos em faculdades, cursos técnicos ou iniciando uma vida de trabalho agora, somos tidos como uma esperança; segundo a visão do mundo, somos aqueles que mudarão a história, os que farão (e alguns até já fazem) a revolução. Todas as expectativas estão sobre nós.

Mas, quando olhamos para nós mesmos, ainda nos vemos com um olhar juvenil. Muitos de nós – e eu digo isso porque eu mesma passo por momentos assim, e já estou beirando os 20 – temos medos, anseios e apreensões que são totalmente infantis. Eu, por exemplo, tenho medo de que nunca encontre alguém com quem queira passar o resto da minha vida ou que nunca arrume um bom emprego. Eu sei que não é apenas o fato de você fazer 18,19 ou 20 anos que vai mudar toda a sua cabeça e você passará a agir de tal maneira logo após seu aniversário. Eu sei que aqueles medos adolescentes, de quando você sai do colegial, de quando você está pensando sobre o que vai cursar na faculdade ou analisando se vale a pena arrumar um emprego depois da escola, ou não, eles permanecem dentro de nós e assombrando nossas mentes.

A visão que eu tive de mim mesma antes, com 15/16 anos, e a que tenho agora são claramente diferentes. Mas isso não foi à toa. Assim que eu saí da minha adolescência e saí do colegial, eu já ingressei na faculdade e foi no mesmo período em que conheci Jesus e me converti, então a mudança foi realmente drástica. E, como uma jovem e nova-convertida, eu tive (e ouso dizer que muitas vezes ainda tenho) medos de que eu fosse nova demais, tanto em idade quanto em maturidade espiritual, para os novos desafios que me seriam e me são colocados diariamente. Um desses desafios importantes foi esse blog.

Mas, assim como eu e você temos esses medos, eu venho falar de dois jovens bíblicos que, logo no começo de sua mocidade, foram chamados para desafios enormes: Davi e Jeremias. Davi era o filho caçula de uma geração de oito irmãos, filhos de Jessé; e Jeremias era um jovem, filho de Hilquias. Ambos foram chamados desde cedo pelo Senhor e os dois sofreram de alguma forma por ser jovem. A história do chamado de Davi está relatada em 1 Samuel 16 e a história do chamado de Jeremias está contada em Jeremias 1.

Quando Davi foi chamado e ungido por Samuel, profeta da época, ele foi visto com maus olhos. Ele, segundo a palavra do Senhor, além de ser o mais novo dos irmãos, ainda era ruivo, de olhos bonitos. Ele era considerado “bonitinho”. O seu próprio pai o omitiu, não contou que havia mais um filho. E Jeremias, quando o Senhor o chamou para ser profeta, teve preconceito consigo mesmo. Veja:
“Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.”
Jeremias 1:6
Esse é um medo que assola a todos nós jovens e que somos cristãos. Temos o entendimento que, uma hora ou outra, Deus nos chamará para o seu propósito, seja ele qual for. Mas acontece é que quando chega a hora, ou mesmo antes dela, ficamos amedrontados, aterrorizados pelo fato de que ainda somos novos, mal saímos das fraudas, como diriam os mais velhos. E é por causa desse medo que nós temos que eu estou escrevendo hoje para vocês. Eu quero te mostrar uma coisa que você ainda pode não ter sido iluminado pelo Espírito Santo:
“A juventude e a inexperiência não desqualificam quando Deus chama; ele prepara e sustenta aqueles a quem comissiona.” (Notas textuais NVI)
Quando eu li essa explicação na minha Bíblia, Deus me abriu os olhos do Espírito para entender que não importa se eu sou nova ou não, o que importa é que ele me chamou e, se ele fez isso, ele me capacitará para o que quer que seja. Pode parecer difícil entender isso, mas é assim que é. Ele não se importa se você está com 15 ou com 20; para ele não importa se você tem 10 anos de convertido ou se apenas 2, ou 1. Quando ele te chamar, é porque chegou a sua hora.

Veja só: Davi foi ungido rei, derrotou um gigante, teve a missão de carregar a arca do Senhor. Ele foi considerado, e ainda o é, o “Homem segundo o coração de Deus”; Davi construiu uma história como servo de Deus, como nenhum outro homem, que não o próprio Jesus. E Jeremias foi um dos maiores profetas que já se ouviu falar. O que ele viu e relatou através do Senhor, não se compara a nenhum outro profeta na história da bíblia. Está vendo? Eles eram jovens e nem por isso deixaram de ser úteis, pelo contrário, Deus os usou de maneira tremenda, apesar de sua juventude e inexperiência.

Quero te encorajar a não ter medo. Independente de qual é a sua idade, mas principalmente se você for jovem: não tenha medo. O Senhor te preparará e te capacitará para o que quer que seja que Ele te chame. Tenha certeza que, onde você chegar e o que você falar, enquanto você estiver debaixo das mãos dele, será ouvido e terá poder. Você não será menosprezado, nem posto de lado pela sua idade. Essa é uma promessa feita por Deus a Jeremias e a nós, e ele irá cumprir .
“O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor. O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar”.”
Jeremias 1:7-10
Se essa palavra te comoveu de alguma forma, se algo mudou em você ou em sua percepção das coisas; se te encorajou e te fez sentir mais confiante; se tem alguma crítica ou sugestão, entre em contato conosco através do nosso email tuagracabasta@gmail.com.

Que o Senhor da graça e da paz te abençoe tremendamente,
Bruna.
  • Share on Tumblr

0 respostas: