Entre a mente e as mãos

domingo, abril 27, 2014 Maravilhosa Graça 4 Comments

                                                                       

    O post de hoje será basicamente inspirado em uma música. Por isso, caso queira, sugiro ouvi-la e assistir ao clipe para entender melhor sobre o que vou falar. O nome é Slow Fade, da banda cristã Casting Crowns. É bem possível que você já conheça. O que quero falar é muito importante; talvez uma das coisas mais importantes que a Bíblia poderia nos ensinar, porque é justamente o que está escrito:

"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida." 
Provérbios 4:23
    Há muitas possíveis interpretações para este versículo. Eu mesma, sempre que penso nele, aprendo algo diferente. E essa semana, depois de passar por uma situação difícil, me lembrei da canção que logo me fez pensar no versículo, e percebi a estreita relação entre os dois. Guardar o seu coração acima de tudo. Algumas versões dizem "sobre tudo o que se deve guardar". O seu coração é a coisa mais importante que você tem, porque o que está nele determina toda a sua vida. Mas o que é o coração para Deus?

    Podemos perceber que a Palavra não fala do coração como um órgão, mas sim como a alma do ser humano. Numa linguagem metafórica, é no coração que estão nossas paixões, nossos desejos, nossos pensamentos, nossas ambições e sonhos. Nesse sentido, entenda o coração também como mente. O que aprendi essa semana - e que tenho aprendido diariamente - é a importância de guardar meus pensamentos. Por quê? Simples: porque não protegê-los pode me levar a arruinar toda a minha vida sem  me dar conta.

    A letra da música do Casting Crowns mostra que o pecado, as separações, as ruínas, não acontecem de um dia para o outro. Meu professor de História costumava dizer que um país não vai dormir com um regime político e acorda em outro, mas tudo é um processo, no qual vários acontecimentos se acumulam para produzir um resultado; e a verdade é que assim também acontece conosco. Tudo começa na mente - no coração. Você conhece alguém que estava firme nos caminhos de Deus e, "do nada", se transformou no contrário do que era? Você pode ter certeza que essa pessoa já estava sofrendo ataques na mente há um bom tempo, mas talvez estivesse escondendo. Talvez você mesmo já tenha passado por isso - quem sabe não esteja exatamente agora.

    O pecado começa na mente, muitas vezes nos desejos escondidos que começam a aparecer. A ruína de uma família começa na mente, e nos sentimentos. Mas, se isso não for detectado no início, pensamentos se tornam ações, que se tornam cada vez mais frequentes. Quando você percebe, já está no chão, sem forças para se levantar. Acredite, a distância entre seu coração e suas mãos é mais curta do que você pensa, e por isso a Bíblia nos adverte para vigiar, e tomar cuidado com o que pensamos, com o que vemos, com o que ouvimos.

    Ontem à noite eu estava na casa da Bruna, nossa outra escritora, e vi um bilhete colado na estante do quarto dela. "Não se ire. Ore.". Todos os dias, nós precisamos nos lembrar de controlar nossa mente. Precisamos nos lembrar de não deixar um sentimento ruim se tornar atitude, porque com isso podemos ferir outras pessoas e facilmente acabar com toda a nossa vida.

    A queda de uma pessoa boa acontece gradualmente. É um processo. Vejamos um exemplo: Como você acha que alguém se torna alcoólatra? Primeiro, você vê algo que o faz ter vontade de beber. Depois, conversa com alguém que o incentiva. Alguns dias depois, toma o primeiro copo, e as doses aumentam progressivamente. Você e eu já sabemos o final.

    Quero que você entenda: não precisa ser o fim. Seja qual for a sua situação, e seja qual for o estágio que seu coração já alcançou, ainda há como guardá-lo. Nem tudo está perdido. Busque ajuda, busque a Deus, mas não se deixe ser arruinado pelos seus próprios sentimentos, que podem te enganar e te persuadir a tomar o caminho errado.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso (...)" 
Jeremias 17:9
    Que hoje você possa entender a importância de se guardar no Senhor, e não se deixar chegar ao ponto de ficar sem forças para levantar. Se você já chegou a esse ponto, saiba que há como recomeçar. A graça de Deus é maravilhosa. E, é claro, você pode contar conosco se precisar de ajuda, em um comentário (que pode ser anônimo) ou ainda em um e-mail. Mas não se deixe ser arruinado.

Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
  • Share on Tumblr

4 respostas:

Anônimo disse...

É sempre bom ler os textos de vocês, (apesar de serem grandes) vale muito a pena entrar em um blog assim e se deparar com várias palavras verdadeiras e que nos fazem pensar muito. Esse post me fez pensar sobre o meu coração e eu assisti o clip e vi que tudo faz sentido... Não é da noite pro dia que nós vamos mudar, mas nossas pequenas ações vão nos levar para um caminho diferente, no qual, não será nada bom e com isso, eu vou tomar mais cuidado e continuarei lendo seus posts. Que Deus abençoe vocês!

Amém! Muito obrigada pelo seu comentário.
E obrigada pela dica, vou tentar fazer textos menores, rs.
Deus abençoe!
Vitória

Unknown disse...

Realmente é muito bom ler o texto de vocês. Não acho eles grandes não. .. acho bem completos! Se bem que quando vamos falar das coisas de Deus todos espaço se torna pequeno de tão infindável que é!
A página de vocês já está no meus Favoritos. É muito bom acordar, no ônibus ou em qualquer momento de ócio preencher nosso tempo com textos tão ricos. Não deixem de escrever nunca meninas! Pode ter ctz que seus textos ajudam mtas pessoas.
Deus vos abençoe e continue vos guiando com sabedoria e entendimento.
Beijo enorme.
A paz de Deus

Que bom que nossos textos são instrumentos de Deus na sua vida, Ana Paula!
Esperamos que continuem sendo, esse é o nosso propósito.
A paz do Senhor,
Vitória