Vencendo o mal com o bem.

quarta-feira, março 19, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments



Certo é que nós passamos por muitas situações em nossas vidas que preferiríamos não termos passado, correto? Coisas que pessoas falam que nos machucam, situações onde somos acusados, apontados, expostos injustamente. Coisas que acontecem em nossas casas e no nosso dia-a-dia. E quando somos cristãos no meio desse mundo louco, essas situações aumentam de maneira exponencial nas nossas vidas. As acusações, os ferimentos muitas vezes vêm de onde menos esperamos: um irmão que profere uma palavra que magoa, mães e pais que nos subestimam, colegas que nos ofendem por causa de nossa religião. Pessoas que não nos aceitam.


Quando essas situações acontecem, a primeira coisa que nos vem é a raiva, e depois uma vontade absurda de revidar. Você pode estar aí pensando: ah, mas eu não faço isso, eu não revido. Mas, queridos, certamente você fica pensando nisso depois, nem que seja por um breve momento, você sente que aquilo te machucou e que gerou desconforto, raiva, e mágoa em seu coração.


Mas Jesus foi açoitado, ofendido, xingado, chamado de louco. Ele foi mal visto, recebeu palavras duras, se sentiu abandonado. Ele foi traído por um de seus 12 melhores amigos. Tudo o que um dia pode vir a acontecer com você, aconteceu com ele antes. E, mesmo tendo passado por tudo isso, Ele não sentiu raiva, não remoeu as palavras, revidou, não ofendeu, não deu o troco ou se vingou. 


Quando tudo isso aconteceu com Jesus, ele amou as pessoas que o estavam atacando.


“O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior . Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei” , diz o Senhor. Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.”
Romanos 12:9-20

Quando o ap. Paulo aconselha seus irmãos nesse trecho da carta de Romanos, inspirada pelo Espírito Santo, ele repassa um ensinamento dado há muito tempo por Jesus. E o ensinamento é: ame. Jesus amou quando tudo mandava chutar o balde e falar uns bons palavrões. Mesmo tendo pouco, ele transbordava caridade e dava o pouco que lhe restava. Quando era açoitado, desferia palavras de amor, de compaixão. Quando tudo estava propício para odiar, ele amava.

Então, o que quero te encorajar a fazer hoje é amar em todos os momentos. Em toda e qualquer situação, mesmo que pareça impossível relevar alguma coisa, passe por cima e ame. Eu sei que é uma das situações mais difíceis, contudo toda dificuldade é superada com a prática.

Se no seu serviço, na sua escola ou na sua casa, alguém te atacar se lembre das palavras de Paulo e ame. Abençoe quando te amaldiçoarem; alegre-se com quem se alegra, chore com quem chora. Não seja orgulhoso. Seja gentil, sempre.

 Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12:21
Paz e fogo,
Bruna.

  • Share on Tumblr

0 respostas: