Ir ou não ir à igreja?
"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR." Salmo 122:1
Finalmente, chegou o domingo. Para a grande maioria dos cristãos, hoje é o dia de ir ao culto, na igreja em que você congrega, agradecer ao Senhor, adorá-lo e, é claro, encontrar seus irmãos de fé. Se você, assim como eu, é cristão há muito tempo, talvez nem consiga mais imaginar como seriam suas semanas sem esse espaço reservado. Mas alguma vez você já se perguntou se queria mesmo fazer isso, ou quis abolir essa prática? Já se aborreceu com questões da sua igreja e pensou que sair seria a melhor solução? Se sim, continue lendo.
Certa vez vi um vídeo, uma entrevista com a esposa do jogador de futebol Kaká - pra quem não sabe, eles são evangélicos - na qual ela falava sobre a decisão do casal de deixar a igreja que costumava frequentar. Os motivos que ela deu eram realmente plausíveis. Carol Celico dizia que um relacionamento com Deus é estabelecido entre nós e o próprio Deus, e que a igreja não determina isso. Concordo plenamente com ela. E, deixe-me esclarecer: o casal não saiu de sua congregação por rebeldia, eles não se desentenderam com ninguém ou algo do tipo. Só entenderam que queriam continuar praticando sua religião sem se filiar a uma instituição. (Como não sou uma pessoa atualizada, não sei se ainda estão nessa situação, porque vi o vídeo há muito tempo. Se você for curioso e quiser pesquisar e me contar nos comentários, tudo bem, rs.)
Depois disso, já ouvi muitas pessoas dizerem coisas parecidas. "Você não precisa de uma igreja para se relacionar com Deus". Isso é verdade, e o próprio Jesus nunca fundou uma igreja ou religião oficial. Mas existem algumas coisas que nós precisamos considerar, e é sobre elas, mais especificamente, que eu quero falar hoje.
Jesus nunca mandou que eu e você fôssemos a um determinado templo todos os domingos. Ele também não escreveu as doutrinas dos ministérios que conhecemos. Mas nós precisamos entender que isso foi criado para nos ajudar, para facilitar o nosso acesso à presença de Deus. Como assim? Pense comigo: quem te leva para mais perto do Senhor, os seus amigos cristãos ou as pessoas do seu trabalho que fazem questão de te chamar pra "se divertir um pouco" todo final de semana? O que é mais fácil: adorar a Deus em meio aos cânticos do grupo de louvor ou na sua casa, quando o vizinho está fazendo um churrasco com um sertanejo tocando em um volume altíssimo? Acredito que o principal papel da igreja seja nos deixar em um ambiente no qual temos total liberdade para estar com o Espírito Santo. Muitas vezes, nós não temos essa liberdade em outros lugares, e talvez até mesmo na nossa própria casa.
O mundo hoje tende a receber os cristãos de uma forma um tanto quanto hostil. Eu falei sobre isso no post "Onde está a sua Bíblia?" (clique aqui para ler), contando sobre a forma como as pessoas me olhavam quando eu carregava a Bíblia no Shopping. Mas quando você tem um lugar que serve como refúgio, isso te fortalece. É claro que esse lugar pode - e deve - ser, por exemplo, o seu quarto, nos seus momentos de oração. Mas é importante que exista um lugar físico no qual haja pessoas para te encorajar, e te fazer ter certeza de que você está no caminho certo.
Eu sou grata a Deus porque todas as vezes em que eu pensei em desistir, meus amigos que eu conheci na igreja estavam prontos a me ajudar e a orar por mim. Mas onde mais eu encontraria amigos cristãos? Certamente não sairia batendo em todas as portas para perguntar "ei, você crê em Deus? Você pode começar a ser meu amigo hoje, e orar por mim?".
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?" I Coríntios 6:19
Quero que você pense sobre isso. De fato, o templo do Espírito não é um prédio, mas sim eu e você; nós somos e devemos ser a morada de Deus. Mas é necessário que nós fiquemos unidos, para que juntos formemos um só corpo, que é o que a Palavra chama de Corpo de Cristo. Foi para isso que nasceram os templos. A sua igreja é um lugar para onde você pode correr e estar em comunhão não somente com Deus, mas com pessoas que têm a mesma fé que você, e que podem te ajudar a prosseguir, fortalecendo sua fé.
Para encerrar, preciso falar sobre algo que me incomoda um pouco. Já ouvi muitas pessoas dizerem que queriam sair ou mudar de igreja por causa de princípios e doutrinas com as quais não concordavam. Veja se você já ouviu ou disse algumas destas frases: "não concordo com isso que fazem na minha igreja", "não concordo com a conduta desses pastores", "as pessoas de lá me julgam muito", "não me sinto bem lá" (...) Acredito que sim, mas peço que você coloque isso nas suas orações. Preste muita atenção no que eu vou dizer. Se algo está errado na sua igreja, se não condiz com os ensinamentos bíblicos, é muito provável que Deus esteja te mostrando isso para que você mude essa realidade, e não para que fuja dela e deixe que outras pessoas continuem sendo enganadas. Mas se você é uma pessoa que nem sequer tem um relacionamento com Deus, não venha querer apontar erros que partem de um julgamento seu.
Eu sei, tudo isso é complexo, foi por isso que fiz um texto um pouco maior hoje. Quero deixar claro que não estou julgando a decisão de ninguém, mas expressando aquilo no que eu acredito de acordo com o que aprendi com a Palavra de Deus. Se você não entendeu o que eu quis dizer ou não concorda, sinta-se a vontade para educadamente postar seu comentário ou enviar um e-mail para que possamos conversar melhor sobre o assunto. Mas, se esse devocional te edificou, reflita sobre esse assunto e sinta-se também a vontade para passar adiante. Espero realmente que o Espírito Santo tenha falado com você.
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
0 respostas: