Caminho de Santidade
Santidade, na minha opinião, tem sido um dos temas mais abordados dentro das igrejas, principalmente quando se trata de jovens e relacionamentos. Penso que esse seja um tema daquele tipo que todo tanto que se fala, ainda é pouco.
Concordo plenamente com os pastores que pregam a santidade na mocidade, mas não me adapto ao pensamento de que isso só se aplica aos relacionamentos, ou principalmente a isso, como tem sido feito. A motivação que deve nos levar a viver na santidade do Senhor é muito mais profunda e significativa que isso. Como está escrito em Efésios, esse é um chamado que temos, que acontece porque Deus, que é santo, nos chamou para também sermos santos.
Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1:4
Quando somos escolhidos por Deus, a consequência dessa escolha é a santidade, mas na palavra não está escrito que somos escolhidos para termos um namoro santo, não fala que temos que nos santificar para o namoro, nem que temos que ser santos para que outras pessoas vejam e possam se interessar por nós (com fim de relacionamento).Pelo contrário, a santidade, na maior parte das vezes que é tratada na palavra do Senhor, é abordada de maneira geral, em toda a vida do cristão. Ainda que também fale da pureza sexual, esse não é o foco da santidade que somos chamados a viver. A santidade deve ser com o propósito único e exclusivo de nos parecermos com Aquele que nos escolheu e nos chamou para sermos santos como Ele é.
Mas assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
I Pedro 1: 15-16
É simples assim: ser santo como Ele. Não que a simplicidade da questão esteja no ato de ser santo, mas na imitação. O verdadeiro Espírito de Santidade toma conta de toda e qualquer área de nossas vidas, assim como acontecia com Jesus. Ele era santo porque tinha o Espírito Santo em si,e agia com santidade porque O que o enviou a terra também era santo. Portanto, o que quero deixar claro aqui é que não é um relacionamento em santidade que trará santificação para sua vida, mas é a santidade da sua vida que trará um relacionamento santo para você. Pensar dessa maneira, está totalmente errado.
E eu sei que alguns de vocês, assim como eu, já viveram em pecado, já tiveram um tempo de ignorância em que não conheciam a palavra de Deus e, nesse tempo, a santidade do Senhor não foi conhecida por vocês. Talvez você se pergunte agora: “mas onde mais, além dos meus relacionamentos, eu devo ser santo?” Eis a própria Palavra nos diz como é essa santidade em plenitude que Deus quer de nós, observe:
“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disso: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.” I Tessalonicenses 4:1-8
O que Deus quer de nós é que vivamos para a santidade, que façamos disso nossa inspiração para viver, para agir e pensar. Devemos manter a santidade em nossa casa, no nosso íntimo, com nossos amigos, quando conversamos, quando pensamos, quando agimos no nosso dia-a-dia. A pessoa santa tem a sua mente renovada pelo Espírito Santo de Deus; sua maneira de ver as coisas e de amar, são novas; seus pensamentos são puros, assim como suas palavras são cheias de santidade, não têm conversas tolas. Santidade é manter-se no plano de vida que Deus estabelece para nós. Além disso, o santo tem um coração contrito. Mesmo sabendo que o pecado é um fato em sua vida, mesmo sabendo de sua essência pecaminosa, o santo sempre tem a coragem, a humildade e a obediência de chegar para Deus, confessar-se, e retomar o seu caminho, para continuar no caminho de aperfeiçoamento.
Santidade não é meramente um título, não é algo que se possa manter uma aparência, é um estilo de vida. É uma maneira de viver e, mais que isso, é uma escolha por Deus e pelo Reino dos céus. E a consequência máxima que podemos ter é a alegria, regozijo e riquezas, porque os que vivem para ser santos são honrados conforme sua vida. Os santos são chamados Filhos de Deus, eles são próximos do Pai e serão levados para a morada dele. Para esses, há um caminho pronto, que leva diretamente para a glória de Deus.
E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão. Ali não haverá leão algum, e nenhum animal feroz passará por ele; nenhum deles se verá por ali. Só os redimidos andarão por ele, e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará sua cabeça. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão. Isaías 35:8-10
Eu escrevi esse texto com o objetivo de abrir a mente de quem lê, para esse tema. A santidade é algo crucial para nossas vidas. Não deixem de buscar por mais santidade na vida de vocês.
Deus os abençoe!
Paz e fogo,
Bruna.
0 respostas: