A arte de fingir

sexta-feira, fevereiro 21, 2014 Maravilhosa Graça 1 Comments

“Naquele dia, todos cantarão esta canção: “Louvem o Senhor! Gritem pedindo a ajuda de Deus! Digam a todos os povos o que ele tem feito e anunciem a sua grandeza. Cantem hinos de louvor ao Senhor, pois ele fez coisas maravilhosas. Que o mundo inteiro saiba disso!” Isaías 12:4-5
Às vezes eu não sinto vontade de adorar. Nem de dizer aos quatro cantos do mundo as maravilhas de ser cristã. Eu fico constantemente mau humorada e não sou um bom exemplo. E então eu me sinto péssima. Quem sou eu para dizer para todo mundo o que fazer e como ter uma vida cristã cheia de Deus e renovada todas as manhãs pelo Espírito, sendo que eu mesma não sou capaz de fazer isso?

Depois de tanto criticar a hipocrisia das pessoas, Deus me mostrou que eu mesma sou uma grande hipócrita.
“1. Fingimento de bondade de ideias ou de opiniões apreciáveis.
2. Devoção fingida.”
"hipocrisia", segundo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa,  [consultado em 05-02-2014].

Então partimos desse problema: sou uma hipócrita. Inconscientemente eu faço as coisas que eu critico, sou quem eu digo abominar e me deparo com meu lado mais feio, que está descontrolado: a carne.
“Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne” Romanos 8:5
Aqueles que não leem frequentemente a Palavra de Deus, se inclinam para as coisas da carne. Aqueles que não frequentam uma igreja, se inclinam para as coisas da carne. Aqueles que passam muito tempo com pessoas incrédulas e são influenciadas por elas, obviamente, se inclinam para as coisas da carne. Aqueles que praticam tudo aquilo que os incrédulos praticam não são verdadeiros cristãos! Existe sim diferença no modo de vida de um cristão e de um não-cristão. E não há meio termo! Tudo aquilo que nós temos alguma dúvida se provém de Deus, não vem Dele. Deus é honesto conosco e não brinca com nossos sentimentos. Ele não deixa espaço para dúvidas ou incertezas: Ele completa todos os nossos vazios com Sua paz, Sua verdade e Sua infinita fidelidade.

Isso posto, fica fácil entender o conflito que a hipocrisia me causou. Mentalmente, eu sabia o que era correto. Eu sabia que não devia murmurar, que deveria ser grata ao invés de enumerar as dificuldades, que não devia me irar (e Ele já enviou sua mensagem sobre isso aqui no blog), que não deveria fazer tudo aquilo que sempre faço. Mas minha mente e meu coração estão cheios daquilo que não provém Dele. Orgulho, incredulidade, murmuração, independência e rebeldia inundam meu coração. Eles vieram de todas as formas possíveis e macularam o trabalho que Deus havia feito em mim.

E os resultados são muito maiores do que essa lista. Acredito que todo mundo já ouviu a frase “Bíblia: ou esse livro te afasta do pecado ou o pecado te afasta desse livro”. E nada é mais verdadeiro. Suspendi completamente meu plano de leitura da Bíblia, dando mil desculpas. Adiei o jejum que pretendia fazer até esquecer da importância que aquilo tinha pra mim. E percebi que nada em mim se assemelhava com uma cristã. Eu estou justamente na segunda definição do dicionário Priberam: eu tenho uma devoção fingida.

E isso acontece não só comigo, mas com todos aqueles que estão afastados do Espírito Santo. Muita gente não compreende a terceira pessoa da Trindade, mas é o Espírito que está conosco aqui na Terra. O Senhor está no céu e Jesus está ao lado dele. Apenas o Espírito anda entre nós e devemos nos preocupar com isso.

Ele é extremamente sensível ao pecado. Ele se entristece com nossos erros e se retira quando nos perdemos, porque não consegue conviver com o pecado. Aquela lista que todo mundo conhece dos “frutos do Espírito” nos mostra a solução já no nome: frutos. Não conseguimos nenhum fruto sem antes plantarmos.

E então, qual a solução disso tudo? Simples: viver um verdadeiro relacionamento com Deus. Se a hipocrisia é a mentira com máscara de verdade, devemos retirar toda a “carcaça” de falsidade. Admita para você mesmo que sua vida espiritual não está nada bem. Admita para Deus que você tem errado, que suas atitudes nada se parecem com o modelo cristão. Deixe de lado as desculpas e comece do zero hoje ainda! Retome sua vida de oração, sua leitura da Bíblia e seu ministério.

Ninguém é perfeito e todo mundo sabe disso. Mas isso não nos impede de caminharmos rumo à perfeição. Não se conforme com seus erros, seus defeitos e suas dificuldades. Nosso Deus perdoa e nos refaz. Tenha um relacionamento cada vez mais íntimo com Ele. Jogue de lado as máscaras, admita seus erros e recomece. Largue o que te inclina para a carne, pois nada vale mais do que a aprovação de Deus. Nunca é tarde para sermos renovados pelo poder do Espírito Santo.


  • Share on Tumblr

1 respostas:

Unknown disse...

Eu estava lendo a Bíblia e me deparei com essa palavra hipócrita eu nunca tinha parado para saber o que significa mais e assustador saber que eu que sou cristã evangélica tenho estas características e muitos triste saber da realidade.mais o importante que a sempre tempo para recomeçar e fazer minhas atitudes certas