Novo nome, nova aliança

sexta-feira, janeiro 06, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments




Nessa primeira semana de Janeiro nos dedicamos ao estudo de Gênesis. Lá no nosso Instagram falamos um pouco sobre Abraão e Sara, Isaque, Jacó e José. Todos eles têm histórias maravilhosas, e se mostram humanos falhos, assim como cada um de nós.

Abraão, antes, era Abrão. Sara, antes, era Sarai. Jacó, após a luta em Peniel, passa a ser chamado de Israel. José, apesar de não ter seu nome modificado, passa de "José, o sonhador" para "José, o governador do Egito". E é sobre essa mudança de nome, tão recorrente no livro de Gênesis, que quero falar hoje.

Antes de qualquer coisa, é bom lembrar o que o nome "Gênesis" significa: começo. É o começo da Bíblia, da história de Deus com o seu povo e, gosto eu de pensar, que é como o início da nossa caminhada cristã. Isso porque, em todos os casos que acabei de mencionar, algo grande acontecia na vida daquela pessoa e pronto, Deus mudava o tratamento. 

Assim que Deus entra na vida desses servos de maneira determinante, o nome é modificado. Quando Ele determina o tempo para o cumprimento da Sua promessa na vida de Abraão, ele e sua mulher ganham novos nomes. Assim que Jacó luta com o próprio Deus, em uma reviravolta de sua vida e caráter, Ele modifica seu nome de "o enganador"* para "Deus luta". Assim que José sai da sua terra e passa a viver aquilo que Deus tinha para a sua vida, sua reputação muda.

O que tudo isso deveria nos ensinar?

Deus deve mudar o nosso nome. Perceba que todas essas pessoas passaram por grandes transformações em suas vidas, transformações em suas histórias com Deus. A partir daquele momento, era necessário que o nome delas, que a fama delas fosse modificada. E é exatamente isso que deve acontecer conosco quando nascemos de novo.

Ter uma vida cristã significa que, em algum ponto, devemos nos dar conta da situação em que nos encontramos e que a nossa vida precisa mudar radicalmente, ao ponto de que o nome e reputação que tínhamos precisam ser modificados. Ninguém mais pode me conhecer como a Carol de antes, mas a percepção de como sou, aos olhos de todos, deve ser alterada.

É óbvio que essa mudança não ocorre do dia para a noite. O processo de nos tornarmos mais parecidos com Cristo é algo que leva a vida toda. No entanto, no decorrer do tempo, a forma como as pessoas nos chamam deve mudar. Talvez você precisa abandonar o nome "impaciente" e passar a ser chamado de "amável". "Covarde" para "corajoso", "avarento" para "generoso" e "cético" para "cheio de fé".

Que a cada vez que lermos essas passagens nós possamos nos lembrar que elas significam muito mais do que um novo nome. Quando Deus muda o nome de cada um desses homens, Ele certifica que os escolheram para viver a vida que vale a pena ser vivida, de acordo com o propósito que há para cada um deles. 

Para o propósito que há para cada um de nós.

Graça e paz,
Carol.



* o nome "Jacó", em si, significa "calcanhar" (ele ganhou esse nome porque nasceu já puxando o calcanhar de Esaú, seu irmão gêmeo mais velho). No entanto, o nome Jacó, no hebraico, também soa parecido com a palavra que quer dizer "enganar". Ao longo da história de Jacó, podemos perceber que esse foi um problema com o qual ele precisou lidar (confira Gn 25:27 - 34 e Gn 27).
  • Share on Tumblr

0 respostas: