Onde Deus está?
O post do nosso blog que tem mais visualizações é um intitulado "Por que Deus não aparece para mim?", escrito pelo Cassiano. Fiquei maravilhada com quantas pessoas, diariamente, leem esse post, buscando a resposta para essa pergunta tão carregada de vontade de conhecer o Senhor. E comecei a pensar sobre isso: afinal de contas, por que tantas pessoas têm essa aflição? Por que tantas pessoas não têm certeza que Deus está, a todo tempo, ao nosso lado?
Talvez você já tenha orado para Deus aparecer para você. Nem precisava ser um milagre, nem nada, só para você ter certeza que Ele existe. Só para ter certeza que Ele escutou sua oração. Só para ter certeza que Ele está ali. Eu já orei. E esperei. E esperei. E nada de uma aparição espetacular, com luzes, fumaça e uma voz profunda vinda dos céus "Eu, o Senhor, estou aqui". Então nos perguntamos aquilo que deu título ao post do Cassiano: por que Deus não aparece para mim?.
"Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça." Marcos 4:9
Frases com essa ideia aparecem diversas vezes na Escritura. Em Marcos 4:9, 4:23; Mateus 11:15; 13:9; 13:43; Lucas 8:8; 14:35; Apocalipse 3:6; 3:13 e 13:9. Quando Deus coloca a mesma mensagem diversas vezes, isso significa que Ele deseja chamar nossa atenção; significa que é algo importante.
Ora, essa frase basicamente significa "eis a verdade: você mesmo é capaz de entendê-la". Jesus falou isso, diversas vezes, referindo-se às suas parábolas. Nelas estavam tudo o que o povo precisava saber, bastava que eles, de fato, escutassem. E será que esse não é o nosso problema? Será que nós realmente estamos atentos?
Se há algum manual para nós, cristãos, esse manual é a Bíblia. Ela fala sobre como ter fé, sobre como somos salvos, como nos livramos do pecado, como devemos orar, como devemos nos comportamos entre os que não creem, enfim, ela nos ensina como viver. Nós, seres humanos, temos essa necessidade de entendermos e nos relacionarmos com o sobrenatural. É da nossa essência querer entender Deus, saber se Ele existe, saber como nos relacionar com Ele. Será que a Bíblia simplesmente omitiu uma das nossas maiores aflições? Será que Ele não sabia que nós nos perguntaríamos por que Ele não aparece para nós?
"Como a corça suspira pelas águas correntes, assim, por ti, ó Deus, anseia a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto me questionam o tempo todo: “Onde está o teu Deus?”" Salmos 42:1-3
Neste versículo o salmista está como nós: se perguntando onde Deus está, uma vez que ele já não consegue vê-Lo. Ele anseia por Deus, assim como nós. Todo o Salmo 42 é uma oração para que Deus apareça. Vemos essa mesma postura em outros capítulos:
"Acorda, ó Senhor! Por que pareces dormir? Desperta-te! Não nos abandones para sempre. Por que nos ocultas a tua face e ignoras a nossa desgraça e opressão?" Salmos 44:23-24
"Ó Deus, presta ouvido à minha oração e não ignores a minha súplica!" Salmos 55:1
Ora, se mesmo na Bíblia há pessoas clamando por Deus e Sua presença, Ele deliberadamente ignorou essas orações? Não há como falar com o Senhor? Não há como conhecê-Lo? Não há como obter respostas?
"O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos."
1 Samuel 3:4-11
Eis o que todos nós procuramos: Deus falando conosco, de uma maneira tão real que nós podemos confundir com a voz de um ser humano. Coloquei essa passagem para refletirmos dois aspectos: a real motivação que nos faz querer ouvir Deus e nossa incapacidade de escutá-Lo.
Qual sua real motivação?
Deus não estava falando com Samuel para lhe dizer com quem ele iria se casar. Ele também não queria mostrar as muitas bênçãos que Ele tinha em estoque. Para falar a verdade, Deus só estava lá para fazer do garoto um instrumento de Sua Obra. Samuel não exigiu que Deus aparecesse em seu quarto. Pelo contrário: a voz de Deus não era familiar e Samuel custou a entender o que estava acontecendo. Samuel se comportou como um servo: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.
Quão diferente nós somos! Nos revoltamos porque não sentimos ou ouvimos a resposta que nós procuramos para os nossos problemas. Afinal de contas, nossa angústia para Deus aparecer consiste no que? É para obter a resposta de um questionamento? É para fortalecer nossa fé? É para satisfazer nossos desejos ou os Dele? Você coloca Deus em xeque para que você possa deixar de fazer birra? Quando você recebe sua resposta você age como um chefe, reclamando da demora? Ou você diz "fala, Senhor, porque o teu servo ouve"?
Às vezes nós esquecemos que Deus conhece nosso íntimo. Ele sabe do que você precisa, assim como sabe que aquela pergunta pode ser respondida de outra maneira. Não estou afirmando que Deus não possa responder sua pergunta, ou falar com você assim como falou com Samuel. Mas Ele apenas fará isso se essa for a melhor forma, se essa forma condisser com a vontade Dele. Nós servimos a Deus, e não o contrário.
Incapacidade de escutá-Lo
Samuel não entendia o que estava acontecendo. Ele não conhecia Deus, nem Sua voz. Ele morava em Sua casa, mas não era capaz de reconhecê-Lo. E quantos de nós não somos como Samuel? Frequentamos alguma igreja, escutamos músicas do gênero gospel, usamos camisetas com versículos e nos declaramos cristãos. Mas isso significa conhecer Deus? Significa andar com Ele? Ter uma vida de intimidade com Ele? É claro que não! O que realmente importa é o que acontece entre cada um de nós e Deus; o resto é fachada! É exatamente nisso que consistem os sepulcros caiados: formosos por fora, mas podres por dentro (Mateus 23:27).
Queridos: antes de qualquer coisa, tenham uma vida com Deus. Antes de pedir respostas, aparições, sinais ou qualquer coisa. Preocupe-se em desenvolver sua fé, em aprender a amar e a obedecer Deus.
E agora eu retorno ao início do post: Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Deus não ignorou nossa necessidade em ouvir Sua voz, e, justamente por isso, existe a Bíblia. Temos muita dificuldade em ler a Palavra e sentir que Deus está falando conosco, afinal de contas, todo mundo lê a Bíblia! Lá não está escrito se eu tenho que continuar nesse emprego, tampouco se eu posso comprar aquele carro agora. A Bíblia, quando fechada, parece impessoal, fria e distante. Mas queridos irmãos e queridas irmãs: a Palavra de Deus é viva! O Espírito Santo nos auxilia a aplicá-la em cada aspecto das nossas vidas. Deus tem o desejo de falar com você hoje mesmo, mas você precisa querer ouvi-Lo. Precisamos buscar a Deus, ao invés de esperar que Ele bata na nossa porta.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
Jeremias 29:12-14
Deus não está escondido ou inacessível. Nós podemos conhecê-Lo através da Bíblia, nós podemos obter respostas para nossos questionamentos a partir do momento que conhecemos o Senhor o suficiente para entendermos qual é a Sua vontade. O Espírito Santo nos auxilia a cada instante, nos fazendo crescer no entendimento e no discernimento. Em momento algum afirmo ser impossível uma experiência sensorial com Deus, pelo contrário! Mas temos em nossas mãos as ferramentas para aquilo que desejamos tão ardentemente. Basta que nós, de fato, comecemos a buscar tal encontro da maneira que Ele possibilitou. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Sei que pode ser um pouco desapontante uma resposta como essa. Procuramos uma oração milagrosa, uma maneira fácil e que leve a resultados sobrenaturais. Mas, se eu for ser bem sincera, o espetacular, o sobrenatural acontece não quando pedimos com autoridade, mas quando menos esperamos, quando estamos vazios de nós mesmos e cheios do Espírito Santo.
Espero que cada post nosso seja um incentivo para um relacionamento mais profundo com Deus.
É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3:30)
0 respostas: