A Demora de Deus

segunda-feira, fevereiro 16, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments



Olá, pessoas! Para começar a semana bem, hoje nós iremos falar sobre a demora de Deus.

Nós somos programados para funcionarmos na nossa velocidade máxima. Há uma cobrança muito grande para realizarmos várias atividades (curso de língua estrangeira, escola/trabalho/faculdade, célula, reuniões de família, sair com amigos e com o(a) namorado(a), etc) e para demonstrarmos excelência em tudo. Em meio a essa vida acelerada, por vezes sentimos que determinadas coisas simplesmente não andam. Aquela velocidade que existe em todos os aspectos das nossas vidas não chega nem perto do marasmo que pode ser visto, por exemplo, em nossa vida ministerial, sentimental ou financeira. Você sente que está estagnado. Sente que esse é seu “calcanhar de Aquiles”. Isso só acontece com você. Onde está Deus para prover o que você necessita? Por que Ele não faz alguma coisa (qualquer coisa!) acontecer?

“Jesus amava muito Marta, e sua irmã, e também Lázaro. Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou mais dois dias onde estava.” João 11:5-6

Eis um exemplo de quando Deus, deliberadamente, demorou. Lázaro estava doente e suas irmãs chamaram Jesus, amigo da família, para que ele pudesse realizar um milagre e curar Lázaro. E Jesus disse que “o resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro”, ficando mais dois dias onde estava. Lázaro morreu e quatro dias depois do sepultamento de Lázaro, Jesus chega até o povoado de Betânia. Marta diz, então, aquilo que muitos de nós faz quando algo dá errado: “Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!”.

Essa parte do Evangelho nos conta exatamente o outro lado das situações pelas quais passamos. Nós chamamos Jesus quando os problemas aparecem, dizemos que queremos um milagre. Por vezes, além de pedir o que queremos, também especificamos como Deus deve realizar aquilo em nossas vidas. E Deus demora. Ele fica mais dois dias onde Ele está. Mais dois meses. Mais dois anos. E aquele problema já parece morto. Não há mais solução. "Mas eu era amiga de Jesus! Por que Ele não me curou? Por que Ele não operou o milagre que eu pedi? Se Ele estivesse aqui, nada disso teria acontecido!"

Mas, vejam só: este é um lado da história. É uma visão limitada, terrena. Colossenses 3 nos orienta a pensar nas coisas que não são da terra, ou seja, devemos pensar na perspectiva da eternidade. Jesus sabia que Lázaro iria morrer. Mas Ele também sabia que Ele era capaz de ressuscitar mortos.

“Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e, assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.” João 11:4b

Em nenhum momento questione o amor de Deus por você, não importa qual problema você está enfrentando. Jesus, ao chegar a Betânia, se comoveu e chorou com aqueles que também estavam sofrendo com a morte de Lázaro. Ele conhece seu sofrimento e não está indiferente a ele. O que nos leva ao ponto central: se Deus me ama, por que eu enfrento problemas? Por que Ele não oferece uma solução assim que a luta surge? Por que nada acontece nessa área da minha vida? Por que Ele está demorando tanto?

Todas essas perguntas são respondidas com o seguinte fato: todas as coisas na vida de um cristão apontam para Deus. Todas as suas conquistas, superações, tudo, tudo, tudo: acontece para as outras pessoas vejam Deus em você. O mundo não lê a Bíblia, o mundo não busca Deus, o mundo vê você. E é através das suas atitudes que eles verão Deus. Os problemas acontecem na sua vida para que as outras pessoas possam ver o quão grande é o seu Deus. Os problemas acontecem na sua vida para que as outras pessoas possam ver como um cristão reage diferente frente às dificuldades, frente às adversidades. Os problemas acontecem com aqueles que são ou não são cristãos, justamente para mostrar que a diferença não está em nós, mas naquEle que nos salvou dos nossos pecados e nos faz, a cada dia, mais parecido com Ele. Os problemas não são feitos para afetar você, mas para revelar o poder de Deus!

“Eu não disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?” João 11:40

Se Deus ainda não curou a doença, é porque Ele pretende trazer um morto de volta à vida. A demora não significa que nada está acontecendo. O tempo certo pode não ter chegado, as circunstâncias não são as ideais para a ação de Deus ou, de repente, Ele quer fazer algo ainda maior do que você imagina. Apenas não se esqueça que, mesmo quando as coisas parecem demorar, Deus escuta suas orações. E Ele não é indiferente a elas: Ele apenas sabe a hora certa de agir.

Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. Romanos 8:25

  • Share on Tumblr

0 respostas: