#Religiões04 - Budismo

quarta-feira, janeiro 28, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


HISTÓRICO

                O Budismo é uma das vertentes religiosas do Hinduísmo, mas sua influência é tão grande que é preciso falar dela de modo especial. Com origem na Índia, o budismo não é somente uma religião, mas também uma filosofia não-teísta, que tem seus ensinamentos, práticas e pensamentos baseadas em um mestre chamado Buda. Buda foi um jovem, provavelmente rico, que um dia resolveu abster-se de todo bem material e, com meditação, descobriu a libertação dos ciclos das existências.

CONCEITOS

A vida e o mundo

                Para os budistas, ações boas e ruins geram impressões ao longo de uma vida ou de um renascimento, que são chamadas de Karma. A intenção por trás de uma ação, qualquer que seja, determinará as conseqüências na vida de uma pessoa. O Karma não pode ser perdoado, nem há salvação para ele, mas acredita-se que viver de uma maneira ética, com virtudes e preceitos leva às boas ações, que levam também à conseqüências melhores. O Renascimento ou Samsara é um ciclo de existências, uma série de mudanças, determinado pelo Karma. Cada um desses renascimentos acontece dentro de um dos reinos de desejos: seres dos infernos, preta, animais, seres humanos, deuses ou deva.

Sofrimento: causas e soluções

                Os primeiros ensinamentos deixados por Buda são chamados de Quatro Nobres Verdades. São eles que formam a essência dos ensinamentos desse mestre e falam sobre o caminho para a libertação do sofrimento. São consideradas um ensino avançado para os maduros, que estão prontos. A Quarta Nobre Verdade do Buda é o Caminho Óctuplo. Os ensinamentos dessa Nobre Verdade têm oito seções dividas em três grupos:

                Sabedoria:
  • ·         Visão correta: enxergar a realidade como ela é, não como ela parece ser.
  • ·         Intenção correta: intenção de renúncia, libertação e inofensibilidade.


               Conduta ética: 
  • ·         Fala correta: falar de forma verdadeira e não agressiva.
  • ·         Ação correta: agir de forma não agressiva.
  • ·         Viver corretamente: viver de forma não agressiva.

Concentração:
  • ·         Esforço correto: se esforçar para melhorar.
  • ·         Atenção correta: estar atenta para enxergar as coisas com a consciência clara.
  • ·         Concentração correta: correta meditação e concentração.


NIRVANA
                Nirvana é considerada a meta do budismo; é o que todo homem procura a vida toda, o que o homem comum um Buda, traz a paz absoluta. Quando se alcança o nirvana, o fogo da paixão se apaga e o ego extingue-se; não é mais necessário reencarnar. O nirvana é a iluminação.

CONCLUSÃO

                O Budismo já se espalhou por diversos países e regiões do mundo. Sua aceitação é muito grande, principalmente por pregar o bem, o viver bem e o agir correto. Dele nós podemos tirar muitas coisas; é uma religião realmente fantástica e, por isso, é uma das maiores do mundo. Aprendendo com o budismo podemos ser mais calmos, mais corretos e conseguiremos alcançar os nossos objetivos, através da tentativa de sempre nos superarmos. Lembrando sempre que o nosso pensamento não é o único, devemos não somente aceitar quem acredita nessa religião como também entender que eles têm seus pontos positivos, que podem ensinar muito a todos.

                E o tema da semana que vem é o Islamismo, uma religião cheia de detalhes e com uma realidade bem diferente da nossa. Pronto para conhecer? Então não perca o texto de quarta-feira, o penúltimo da série!
                Deus te abençoe.

Bruna.
  • Share on Tumblr

0 respostas: