Um olhar pro além
Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.Romanos 8:18
Um dia eu estava na universidade, sentada em um balanço, conversando com a Vitória sobre como nós temos uma visão pequena das coisas que acontecem em nossas vidas. Grande parte das vezes nós não entendemos os planos e propósitos nas coisas que nos acontece e tentamos criar justificativas cabíveis aos nossos olhos e entendimento tão limitados. Temos dificuldade em aceitar que existe um Deus que está por trás de tudo e que, em Suas mãos, somos moldáveis e manipuláveis à Sua vontade.
Quando lemos um versículo como este citado, somos levados a pensar em algo terreno. Cremos que essa glória da qual participaremos encontra-se em um futuro remoto, ao qual teremos acesso ainda em vida. Enchemo-nos de esperança por um motivo totalmente equivocado, sobre o qual montamos uma fé terrena, puramente mundana e superficial. Uma fé amedrontada pela morte e por aquilo que não se pode ver. Uma crença que se desmonta a cada vez que tem que dar um salto no escuro. A fé a que me refiro é a fé individual que por conseguinte, molda a fé da Igreja de Cristo.
Não é nisso que a glória futura se baseia, nem nunca foi. Existem duas músicas, ambas chamadas Vai valer a pena; uma delas do Ministério Livres para Adorar, que muitos já conhecem, e a outra do Ministério Zoe; todas duas já foram publicadas aqui no blog. Elas mostram exatamente isso que estou falando. As pessoas cantam “Vai valer a pena”, exalando uma paixão por algo que não tem pleno conhecimento. Elas não sabem a que se refere a “pena”; aliás, nem mesmo param pra fazer uma análise do que essa frase significa.
A pena é mais do que a vida aqui. A pena é o anonimato, é a dor na busca por Ele. A pena é o preço que temos que pagar por segui-lo. A dor, o sofrimento, a perseguição. Os caminhos escuros e o medo, a falta de reconhecimento e glória. As percas. Tudo isso é a pena. A pena é ter que abrir mão de pai e mãe - se for preciso, largar um emprego, um relacionamento, perder bens, amigos. Coisas que consideramos essenciais. A pena é busca-lo incessantemente ainda que doa, ainda que pareça impossível alcançá-lo. A pena é correr contra a corrente, é abrir mão dos prazeres. Isso é a pena.
E a glória que teremos em tudo isso? E o nosso prêmio? E a coroa? Essas coisas não chegarão aqui. Essas são coisas que não alcançaremos em vida tampouco em breve. Essas são coisas celestiais. Recompensas divinas. Algo que ganharemos depois que toda a obra estiver concluída, quando O Grande dia -como na música do Livres- chegar. É nesse tipo de futuro em que receberemos glória. Será nesse momento que cantaremos, face a face com o Senhor, que valeu a pena. É pensando nessas coisas que devemos cantar hoje que “Vai valer a pena”.
Enquanto a glória não chega, enquanto vivemos o aqui e o agora, devemos manter um olhar além do instante e do presente. Quando sofrermos, mesmo que pareça ser impossível, devemos nos lembrar que Deus enxerga um futuro ao qual ainda não temos acesso. Devemos nos apegar a isso para enfrentarmos as situações; manter uma visão não somente para o que acontece ao nosso redor, mas uma visão superior. Uma fé que não se abale no primeiro passo que dá no escuro, mas que se fortifique na esperança de que a glória virá, maior e melhor que os sofrimentos de agora. E dela nos revestiremos, nela descansaremos e teremos paz pra dizer: Senhor, valeu muito a pena.
Paz e fogo,
Bruna.
1 respostas:
ALELUIA! Eu creio!!