Santas ou devassas?

quarta-feira, junho 18, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments


O ideal de mulher ditado por Provérbios 31 era na época da Bíblia, a única  maneira com que a mulher era descrita e era por causa desse ideal que os homens falavam para suas mulheres ser assim ou assado, já que somente eles tinha acesso às Escrituras.

Depois da vinda e morte de Jesus, os discípulos escreveram seus evangelhos e cartas e, nessas cartas eles complementaram o conceito de mulher, que agora não se baseia somente na sua compostura física, mas também no seu caráter e fidelidade.

“Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no seu interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus.” 1 Pedro 3:1-5
Hoje, as mulheres já tem acesso à Bíblia e podem se orientar diretamente da palavra, praticando tanto o que está em Provérbios quanto o que está em Pedro e em outros lugares da palavra. Mas, será que as mulheres têm sido como a Palavra de Deus as orienta a ser?

No mundo atual, as mulheres trabalham, tomam frente de negócios, têm autoridade política, se desdobram em mil para serem esposas, mães, donas de casa, empresárias/trabalhadoras. Mas também hoje elas se atiram nos homens, bebem demasiadamente, se expõe ao máximo nas roupas que usam e em danças sensuais. Hoje as mulheres carregam o pensamento de que o casamento é ruim, que o melhor para elas é “curtir a vida”. Essas são as solteiras. As casadas vivem o casamento de maneira fajuta, sendo insubmissas aos seus maridos, vivendo a vida conjugal como se, de fato, ainda fossem solteiras: vivendo uma libertinagem que não lhes convêm mais.

Essa não é a conduta que Deus espera de uma mulher. O que Deus espera das mulheres é um comportamento decente, que reflita o próprio Espírito de Deus; Ele espera por mulheres que se vistam com bom senso; mulheres que ajam com sabedoria; mulheres tementes e santas. Um bom comportamento, como os das santas mulheres. 

Quando falamos em submissão aos homens, muitas acham que devem se sujeitar e ser condescendente a absolutamente tudo o que o homem fala. Não! A submissão não subentende a inferioridade da mulher, mas refere-se ao bom comportamento para o bom funcionamento de um relacionamento, seja ele casamento ou namoro.

Se você é mulher, ou até mesmo se você conhece uma mulher que esteja sendo devassa no seu modo de agir, pense sobre esse comportamento e veja se isso realmente traz uma boa imagem de você diante de Deus e da sociedade. E quando meditar nesses parâmetros, lembre-se que o que "está na moda" no mundo de hoje - em quesito de comportamento - é passageiro.

"E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre." 1 João 2:17

 Que o Espírito de Deus possa ser refletido em seu modo de agir, 
Bruna.
  • Share on Tumblr

0 respostas: