O perdão no dia-a-dia
"Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou."
Colossenses 3:13
A Bíblia nos ensina, sob várias perspectivas, a importância de perdoar as pessoas quantas vezes for necessário. Lendo, parece fácil, mas sabemos que não é bem assim. Definitivamente, perdoar não é fácil, especialmente quando trata-se de algo que nos machucou e gerou mágoas. Mas também pode ser difícil perdoar ou deixar passar aquelas situações do dia-a-dia, como quando pessoas falam coisas agressivas, mesmo que "sem querer".
Eu sempre tive uma característica que qualquer pessoa que me conheça um pouco saberia reconhecer: eu não guardo mágoas. Não no sentido de esquecer o que fazem de mal para mim, mas de não conseguir ficar com raiva por muito tempo. Eu não consigo, porque me sinto muito mal. Se fico com raiva porque alguém me xingou, não dura nada, e eu não tenho a menor capacidade de responder e começar uma briga, mesmo que aquilo me entristeça. Prefiro ficar triste por alguns minutos, e depois perdoar.
Por causa disso, as pessoas me diziam (algumas ainda dizem) que eu era muito "boazinha". Meu irmão sempre me disse que eu preciso parar de ser tão boazinha assim, preciso entender que existe maldade nas pessoas e preciso saber reagir, porque, caso contrário, não vou sobreviver em um mundo tão egoísta e agressivo. Essa semana, depois de me chatear com algo que uma pessoa disse, eu fiquei pensando sobre isso. Pensei comigo: "As pessoas têm razão. Preciso parar de suportar tudo assim, como se fosse um saco de pancadas. Vou começar a revidar quando forem maldosos comigo.". Adivinhe quanto tempo essa "decisão" durou. Isso, menos de um dia, rs.
Deus é bom comigo. No dia seguinte, estava assistindo uma entrevista com a missionária Bianca Toledo e ela disse: "As pessoas dizem que eu sou muito boazinha. Eu não perdoo porque sou boazinha, perdoo porque sou inteligente.". Eu tive que rir de mim mesma. É exatamente isso! Deus nos ensina a perdoar porque Ele sabe que guardar rancor só nos prejudica. Acredite, eu sou muito feliz sendo "boazinha", porque não fico cultivando cicatrizes de coisas que me feriram. Simplesmente tento relevar, e isso é muito mais saudável para mim e para a pessoa que me fez mal. O que eu preciso fazer é orar para que Deus mude o coração dela.
"Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra."
Mateus 5:39
Imagino que as pessoas que ouviram Jesus dizer isso ficaram indignadas. Devem ter pensado o mesmo que meu irmão pensa quando eu ignoro o mal que me fazem. Mas perceba: Jesus não estava nem aí; esta é a atitude que ele demonstra ao oferecer a outra face. Ele está dizendo: "se você quiser me xingar, que xingue, isso não vai me afetar porque eu sou maior do que sua raiva. Tanto é que não retribuo sua raiva, mas a perdoo.". Que mestre genial!
Que nós possamos ser como Jesus, aprendendo a perdoar, abandonando a raiva e a ira que, muitas vezes, querem tomar conta de nós. Que a inteligência de perdoar possa passar a fazer parte do nosso dia-a-dia, para que as pessoas vejam o diferencial de Cristo em nós. Afinal, perdoar é amar, e o amor é nossa maior marca.
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
0 respostas: