Meios-termos
Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Apocalipse 3:15-16
Essa é a opinião de Deus sobre
aqueles que são meio termos: é
preferível que você seja um extremo que um meio termo. O Senhor despreza
aqueles que não se decidem, os que não tomam uma posição e ficam em cima do
muro. O Senhor vomita aqueles que buscam meios-termos e não aderem a nenhum dos
lados.
Nós temos a mania de achar que
podemos ficar em cima do muro. Achamos que podemos ir à igreja e também ir à
balada com os amigos; pensamos que podemos louvar a Deus e também desonrar os
pais, que podemos dar o dízimo e não ajudar quando o próximo necessita. Nós
achamos que podemos servir a Deus e também ao mundo, e sair ilesos dessa falta
de opinião.
Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Mateus 6:24
Isso é o que a Palavra de Deus
fala. Não podemos servir a Deus e servir o mundo, porque Deus quer dedicação
exclusiva de nossa parte, ele quer nosso coração integralmente para o serviço
dele, da obra dele. E servindo a essas duas coisas, é impossível se dedicar
exclusivamente ao Reino.
Portanto, decidam-se. Não
procurem meio-termos, não fiquem em cima do muro; não joguem panos quentes nas
situações em que você tem que se posicionar por um extremo. Fique firme na sua
decisão, porque Ele despreza aqueles que são mornos. Torne-se quente ou frio,
mas não deixe que ele te vomite!
Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do Maligno. Mateus 5:37
Paz e fogo,
Bruna.
4 respostas:
O que vocês (pergunto usando "vocês", pois acho que deva ser apta a responder pelos outros "integrantes" que comungam da mesma linha de pensamento, ou ao menos por você mesma) pensam sobre o estudo do Ocultismo, Hermetismo e Ciências Ocultas no geral? Além disso, qual a vossa opinião sobre o Reiki? Não querendo me estender tanto, mas, o que acham também sobre a Meditação e sobre estados alterados de consciência (vistos no Xamanismo, por exemplo)? Obrigado desde já pelo vosso parecer, se possível. Meu interesse é puramente filosófico, o amor à sabedoria.
Olá!
Como cristãos, acreditamos no que a Bíblia diz e compartilhamos dessa mesma opinião.
Não sou expert no assunto, mas sei que o ocultismo e demais práticas que você citou envolvem estudos de magia e de tradições que têm em vista compreender mistérios sobre o Universo. Do ponto de vista bíblico, essas práticas não seriam agradáveis a Deus porque buscam compreender coisas a um nível espiritual para que o homem tenha domínio sobre a própria humanidade e a natureza; esse domínio, no entanto, pertence a Deus, cuja mente é a única capaz de compreender todas as coisas porque foi Ele o Criador de todas elas. Inclusive, a Bíblia deixa claro que há muitas coisas que não foram feitas para que nós compreendêssemos, mas Deus as fez propositalmente para nos confundir (I Coríntios 1:27), porque há mistérios que não nos serão revelados nesta vida. Mas Jesus nos adverte a não temer, porque isso é um propósito do próprio Deus, que nos revelará tudo o que está “oculto” em Seu devido tempo. Entretanto nada será revelado pelas ciências e práticas de estudo sobrenatural, mas por Deus, como e quando Ele desejar.
“Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.” (Mateus 10:26)
Além disso, estas ciências se utilizam de formas de estudo que algumas vezes contradizem o que a Bíblia diz, colocando Deus no mesmo nível de outras entidades espirituais e, por isso, não acreditamos que possam ser válidas. Cremos que a Bíblia é a única fonte de conhecimento verdadeiro na qual podemos refletir para ter entendimento (Josué 1:8).
Sobre o Reiki e as meditações que você cita, acreditamos que também não agradam a Deus, pois são formas de buscar um equilíbrio com base em outras “energias”, e não na Palavra ou presença do Espírito de Deus, que é o único capaz de proporcionar o verdadeiro equilíbrio de que as pessoas necessitam.
No capítulo 7 de Mateus, Jesus explica que só existem dois Reinos, dois caminhos possíveis ao homem, que são o bem e o mal (a metáfora da porta estreita e a porta larga). Qualquer outro caminho que daí se ramifique, necessariamente tende para um dos dois lados, porque não existe uma terceira alternativa. Ou seja, há as coisas que pertencem a Deus e há as coisas que pertencem ao diabo, e qualquer terceira via de experiências ou busca de energias sobrenaturais ou interiores que fuja do que a Bíblia ensina é, na verdade, uma variação de algo que pertence ao diabo, mas está disfarçado. As coisas boas são encontradas somente em Deus, e não em outras entidades ou em nosso próprio espírito. O que é contrário a isso é abominável ao Senhor, porque não é fruto de Seu Espírito (Gálatas 5).
Cremos que a orientação para nossas vidas deve ser buscada em Deus e na Sua Palavra, e não em outras formas de busca de conhecimento ou de equilíbrio por meio de transes espirituais; é exatamente disso que se trata a fé cristã, na qual se baseia nossa opinião.
Vitória
Excelente resposta, Vitória. Não fui eu quem questionou, mas suas palavras foram muito sábias, guiadas pelo Espírito Santo.
Boa noite Vitória,
Primeiramente obrigado pela resposta e atenção dada quando lhe indaguei sobre vosso posicionamento, e muita satisfação em conhecê-la por aqui. Nessa altura, acho justo e válido me apresentar: Meu nome é Matheus, e sou de Uberlândia. Parabéns pelo trabalho seu, da Bruna e dos outros colaboradores no blog, pois, até onde pude ver, é algo realmente diferente do que infelizmente estamos acostumados a ver, de forma mais explícita, por supostos "cristãos", que, ao passo em que deveriam pregar os ensinamentos de Jesus, pregam na verdade a intolerância religiosa, racial, social e por aí vai ... infelizmente!
Bem.. Meu ponto de vista, que é compartilhado por muitas outras pessoas, é de que as histórias e ensinamentos contados na Bíblia, e em outros livros sagrados também muitíssimo importantes em suas culturas, são Mitologias, e, basicamente, não há nada de mal no fato de serem "mitologias" (termo que às vezes é mal interpretado), pelo contrário! Explico:
Tais mitologias são guias, uma espécie de "manual" do ser humano e mapas mentais que permite nos antecedermos às nossas próprias ações e vislumbrarmos qualidades/defeitos presentes em cada homem e mulher, oferecendo uma maneira sábia de lidar com os desafios que ainda encontraremos pela frente, em vida... pelo menos até que possamos estar ao lado do Divino, uno com este, no "céu" ou "nirvana". Podemos muito facilmente através disso traçar um paralelo entre a religião e a ciência, pela psicologia que começou com Carl Jung e os arquétipos do inconsciente coletivo, ainda que esta ainda seja um "bebê".
Através do Hermetismo e da Alquimia (dois dos vários exemplos de estudo do "oculto") consegue-se perceber, fazer-se claro, tais qualidades dos ensinamentos religiosos que antes, por muitos, são interpretados ao pé-da-letra e sem tanta profundidade quanto merecem, levando assim LUZ aonde habita ignorância.
Nos estudos ocultos os ensinamentos bíblicos, e de várias outras religiões, de livros sagrados como a Torá, Bhagavad-Gita, Kabbalah judaica com a Árvore da Vida, etc, são aproveitados, estudados de maneira simbólica e profunda. Toda a simbologia é amplamente explorada e desvendada pelo estudante ocultista, através de um estudo profundo, inter-relacionada e aprendida, e enfim trazida para a vida prática, no exercício de nossas profissões, e para o nosso ser social, na família e em todas as outras esferas que atualmente nos cercam.
Estou lhe escrevendo isso apenas para proporcionar uma nova perspectiva acerca da questão que levantei na minha primeira pergunta, apesar desse posicionamento ser mais abrangente.
"Não há nada oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado." (Lucas 8:17)
Por essa passagem, entendo que todo esse conhecimento, agora "oculto" (reservado apenas aos que se interessam e buscam), será revelado a nós, almas humanas, na medida em que engatinhamos em busca da iluminação de nossos próprios espíritos, cada um de nós em seu tempo.
Quando você diz que “As coisas boas são encontradas somente em Deus, e não em outras entidades ou em nosso próprio espírito.”, eu vejo a possível incoerência: Se Deus permeia nosso espírito, quando assim o permitimos através da lei maior que é o Amor, se ele está em nosso espírito e nosso espírito junto a ele, como não poderíamos encontrar coisas boas, em sua presença através de nós mesmos?
Enfim, independentemente da senda que escolhamos trilhar, ou do sincretismo destas, espero que haja desenvolvimento e união com o espírito de Deus para todos nós, ou seja, a salvação, a transmutação do chumbo (“ego”) em ouro: mudança de um estado de consciência pesado e limitado, em algo brilhante e luminoso.
Gostaria antes de me despedir deixar também claro que não estou aqui defendendo bandeiras, apenas aproveitando de uma conversa com a pessoa esclarecida que você se revelou, e sou grato por isso.
Grande abraço...
Paz e Luz!