Conhecer a Deus
"Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo." Oséias 6:3(a)
A Palavra de Deus nos conta, em várias passagens, que Ele nos conhece por inteiro. Quando lemos o Salmo 139 podemos ver o quanto Deus realmente nos sonda e sabe tudo sobre nós, inclusive sobre os pensamentos e sentimentos que se escondem no nosso íntimo. Ele sabe quantos fios de cabelo você tem; isso não é incrível? Se alguém tem uma enfermidade cuja origem não pode ser encontrada por médico algum, Ele sabe de onde veio e ainda é capaz de curá-la. Ele sabe o que eu vou fazer antes mesmo que eu faça, porque foi Ele que me formou. Deus nos conhece por inteiro, e isso é maravilhoso. Mas será que nós nos esforçamos para conhecê-lo?
Nos evangelhos, Jesus diz que ninguém além dele mesmo conhece o Pai (Mateus 11:27). Será que é tão difícil assim encontrar Deus e saber quem Ele realmente é? Creio que não. A questão é que o Senhor quer que nós nos esforcemos para tentar conhecê-lo, Ele deseja que nós fiquemos apaixonados por sua personalidade ao ponto de querermos conhecê-la cada vez mais. Mas não é tão simples. Como lemos no verso de Oséias, é preciso um certo esforço de nossa parte para conhecer o Criador do Universo. E no que consiste este esforço?
"Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração." Jeremias 29:13
Para ter a revelação de Deus e poder realmente encontrá-lo, você precisa buscá-lo de todo o coração. Não se trata de tentar parcialmente. Vou dar um exemplo. Para quem não sabe, a Carol e a Bruna - escritoras do blog - nunca se viram; elas moram em cidades diferentes e só se conheceram pelas redes sociais porque me tinham como amiga em comum. Hoje, elas são amigas, mas nunca se encontraram pessoalmente e vivem dizendo que querem muito se conhecer "de verdade". Agora imagine que a Bruna tivesse a oportunidade de conhecer a Carol; ela não ia querer ver apenas seus cabelos ou apenas suas mãos, mas sim a pessoa que a Carol é. Nós sabemos que conhecer alguém pelas redes ou por ouvir falar pode ser interessante, mas toma outra dimensão quando acontece um encontro pessoal. E é exatamente o que Deus quer de nós. Ele não quer que nos contentemos em conhecer aquilo que as pessoas dizem que Ele é, mas quer que nós mesmos tenhamos um relacionamento com Seu Espírito e nos esforcemos para tornar essa amizade real.
E o que acontece quando buscamos a Deus de todo o coração? Algo será produzido em nós: a santidade. Seremos santificados para que estejamos cada vez mais próximos do Senhor. A santificação é uma consequência natural da nossa aproximação da presença de Deus, e a partir dela nós poderemos conhecê-lo de fato.
"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor." Hebreus 12:14
Veja só, é um processo: eu me esforço para encontrar o Senhor, isso permita que o Espírito me santifique, e eu estarei cada vez mais próximo de saber quem Deus é. Isso acontece porque quanto mais eu quero estar com Deus, mais eu mesma quero que minha vida seja transformada, e com isso eu abro espaço para que isso aconteça.
Você quer conhecer a Deus? Se a resposta for sim, Ele está pronto para permitir isso, desde que você se esforce e faça isso de todo o seu coração. Acredite, Sua presença é acessível a todos nós, só precisamos tentar. E quanto mais você conhecê-lo, mais vai se apaixonar, e nunca mais será o mesmo.
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
0 respostas: