Abra os olhos e veja!
Enquanto lia a passagem da mulher samaritana, há alguns dias atrás, o Espírito Santo me abriu os olhos para alguns aspectos da nossa fé que, muitas vezes, não fica claro. Um desses pontos em que fui iluminada, é uma questão referente a nossa cegueira espiritual.
Sempre que falamos de cegueira, pensamos primeiramente no fato de nós não enxergarmos, mas quando eu digo sobre a cegueira espiritual estou querendo lhe dizer sobre a nossa incapacidade de ver algo além da nossa terra, de ver propósitos maiores, objetivos futuros e que estejam além da nossa observação. Quando digo que somos cegos espirituais, quero dizer que eu e você temos a má tendência de desacreditarmos que há coisas maiores preparadas para nós em algum lugar da história.
Leia essa passagem:
Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia .João 4: 4-6
Quando lemos isso, quase nunca nos damos conta de alguns detalhes de extrema importância em relação ao que se passava nesse momento. A Bíblia relata que Jesus já tinha feito o que tinha para fazer na Judéia e que resolvera voltar à Galiléia. O verso 4 diz que “Era-lhe necessário passar por Samaria” e, logo a frente, fala “Isto se deu por volta do meio-dia”. Geralmente quando lemos isso, nunca nos damos conta de quão detalhados são os planos de Deus para nós.
Tendemos a sempre achar que tudo o que acontece, acontece por nossas forças. Mas eu tenho algo pra te dizer: Tudo é um grande plano de Deus. Quando Jesus passou por Samaria, ele sabia exatamente o que queria. Jesus pretendia se encontrar com uma mulher, uma samaritana (considerada impura, visto que os judeus e os samaritanos não se davam muito bem), e mudar a história dessa mulher.
Sempre que algo acontece em nossas vidas e isso nos faz procurar a presença de Deus, achamos que isso é por nós, que foi com nossas forças, que, se estamos na presença de Deus agora, é um mérito nosso, porque fomos nós que buscamos isso. Certo? Errado! Quando chegamos a nos encontrar com Ele, é porque ele preparou esse encontro conosco.
Na Samaria, não era comum se buscar água ao meio dia, essa hora era muito quente. Mas Jesus sabia que aquela mulher, até então considerada impura e imoral (porque já havia se separado muitas vezes e vivia com um homem que não era seu), iria lá buscar água. Ele sabia que precisava falar com ela. E então, ao encontrá-la, pediu-lhe água.
A primeira reação dela foi negar-se a presença dele.
Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?”João 4:7-9
Essa, comumente também é a nossa reação. Você pode ler e não ver nada demais. Mas repare bem, ela já logo o repeliu. Talvez por achá-lo diferente, talvez por um julgamento prévio ou por simples falta de conhecimento de quem ele realmente é. É um erro agir assim, mas é dessa forma que muitos de nós agimos diante de Deus.
Batalhamos contra a percepção de quem ele é. Relutamos em aceitar que ele pode nos dar coisas que são melhores e perfeitas para nós. Isso acontece conosco porque queremos sempre conseguir tudo pelas nossas próprias mãos, mas isso não vai acontecer porque não somos nós que preparamos tudo, mas Ele.
Se hoje, ou algum dia, alguém te chamar para ir à igreja, à um retiro espiritual, ou ainda te chamar para te dar uma palavra de Deus (na rua, que seja!), não recuse. Você pode não perceber, mas é plano dele. Ele quer te encontrar, aliás, ele já marcou seu encontro com ele. Já foi tudo previamente planejado.
Não faça como a mulher samaritana, que continuou negando Jesus, que continuou não querendo entender quem ele é e o que poderia lhe dar. Aceite. Aceite a presença e o presente dele. Aceite sua água de vida eterna, aceite que ele é Deus, ainda que isso seja difícil para você.
Disse a mulher: “Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”. Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”.João 4:25-26
Ele já marcou um encontro para você. Abra os olhos e veja quem ele é. Conheça o dom da graça de Deus, o dom do amor dele. Permita-se conhecer o amor incondicional que Ele tem para derramar em sua vida todos os dias.
É para isso que quero te despertar hoje. Quero te chamar para ver quem Deus é e encontrar-se com o Messias. Livre-se da sua cegueira espiritual. E veja!
Sejam abençoados, com amor em Cristo,
Bruna.
1 respostas:
Amém! Essa palavra afirma tudo o que eu conversei com Deus agora há pouco... Que Deus continue as abençoando, e que sejam, cada dia mais, cheias do Espírito Santo!