Onde está a sua Bíblia?

domingo, março 16, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments


"Toda palavra de Deus é pura, e escudo é para aqueles que confiam nele.'" Provérbios 30:5

    Na semana passada eu tive um encontro com alguns amigos no Shopping de minha cidade, para fazermos uma reunião e compartilhar sobre a Palavra. Você deve estar pensando "mas o shopping não é um lugar adequado para isso!". Na verdade, qualquer lugar é adequado, sim. Nós estávamos nos divertindo e falando do que gostamos e daquilo no que acreditamos, como todas as pessoas fazem com os mais diversos assuntos. E é impressionante o quanto as pessoas acham estranho ver alguém carregando uma Bíblia se não for dentro das igrejas. 

    Muitos de nós temos o maior orgulho de andar com o livro debaixo do braço dentro do templo, para que todos vejam "o quanto somos crentes", mas temos vergonha de ler sobre o Senhor em casa, na frente de nossos parentes, ou na Universidade, ou em qualquer outro lugar onde o Evangelho talvez não seja visto com tanta admiração. Você tem vergonha de admitir que acredita em Deus? Porque se for assim, eu sinto lhe dizer, mas talvez você nem tenha realmente essa crença.

    Mas agora, outra situação: alguma vez você já foi ridicularizado por acreditar ou obedecer rigorosamente à Bíblia? É comum, nos dias de hoje, que os cristãos "exagerados" sejam vistos com preconceito não apenas por pessoas não religiosas, mas pelos próprios cristãos. Tenho uma amiga cuja Bíblia é toda marcada. Literalmente, ela escreve nas páginas, grifa versículos, anota observações e tudo aquilo que o Espírito usa para ministrá-la enquanto lê. Algumas pessoas criticam muito essa atitude. Eu, sinceramente, acredito que é muito melhor isso do que uma Bíblia empoeirada, que nunca é aberta e que, quando é, não traz renovo, mas é lida como qualquer outro texto chato. Quando eu leio um texto que estou estudando, uso marca-textos e faço várias anotações. Por que não posso fazer isso com um texto vivo e eficaz?! Dizem que "uma Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está", e eu acredito nisso. 

    Infelizmente, é comum também que pessoas dentro das igrejas passem a acreditar mais nas palavras de seus líderes e pastores do que nas palavras do próprio Deus. Acham que qualquer coisa que o pastor disser vai estar certa, mesmo se for oposta a algo que a Palavra diz. Não! Como cristãos, é a Deus que devemos obedecer, e não a homens! E se os homens que são autoridades espirituais sobre nossas vidas não têm conhecimento sobre a instrução correta, não podem estar aptos a nos orientar.

    O que quero dizer é que, antes de tudo, um cristão precisa obedecer a Deus, e não há como fazer isso sem conhecer aquilo que Ele mesmo deixou como mandamento para nós. Por isso, antes de pedir ajuda a qualquer pessoa, peça ajuda ao Espírito Santo, vá direto à Bíblia para que Ele possa conversar com você diretamente.

    É interessante saber que, antes da Reforma Protestante, na Europa, as pessoas não tinham acesso à leitura do Evangelho. Existia uma hierarquia na qual apenas os padres poderiam interceder pelos fieis diante de Deus. Foi aí que homens tementes ao Senhor, como o conhecido Martinho Lutero, perceberam o terrível erro que a Igreja estava cometendo, e passaram a pregar que todos poderiam ter um relacionamento direto com Deus. Em meio a vários conflitos, essas pessoas tiveram o trabalho de traduzir a Bíblia para que todos pudessem ler; e, hoje, muitos de nós rejeitamos esse esforço e nos envergonhamos, ou simplesmente temos preguiça de conhecer a Palavra do próprio Deus, e recorremos a outros métodos.

    Certo pregador disse uma frase que me impressionou muito, porque eu percebi que, infelizmente, é verdade no meio cristão:

"A maioria de vocês vive a sua vida com base em frágeis musiquinhas, e não com a Palavra de Deus." (Paul Washer)

    Isso é horrível, mas é verdade. Deixe-me lhe dizer algo: não é uma música gospel, um pastor ou um livro cristão que vai orientar sua maneira de viver. Todas essas coisas podem ser instrumentos nas mãos de Deus, mas NUNCA serão capazes de substituir o que Ele mesmo fez questão de deixar registrado para nós.

    Portanto, hoje, reflita sobre como você tem tratado este livro. Ele está empoeirado na sua estante? Ou você tem vivido o que ele diz, mas tem vergonha de mostrar isso porque as pessoas o ridicularizam? Não ande com a Bíblia só dentro da igreja sem nem saber do que ela fala, mas ande com ela escrita no seu coração. Não tenha medo de obedecer a Deus, porque essa é a melhor decisão que você pode tomar.

"Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer." Tiago 1:25

Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória



  • Share on Tumblr

0 respostas: