A oração sincera

domingo, março 23, 2014 Maravilhosa Graça 2 Comments


     Em várias passagens, a Bíblia nos adverte sobre a importância da oração. Ela não existe só para um determinado grupo de pessoas, como acontecia no tempo da Lei, em que apenas os sacerdotes tinham acesso à presença de Deus e atuavam como "intermediadores do povo". Na semana passada, nós falamos um pouco sobre o privilégio que temos, nesta geração, por ter acesso irrestrito à leitura da Palavra de Deus no Brasil e na maioria dos países (se você não viu o post de domingo passado, clique aqui).

    Mas hoje quero falar sobre um outro presente que o sacrifício de Jesus na cruz nos deu: a possibilidade de falar diretamente com o Espírito Santo. Muitas vezes, nós não usufruímos desse direito por vários motivos, seja o desânimo, o cansaço, a falta de fé, dentre vários outros. E existe um motivo que, infelizmente, muitas vezes nos impede de nos aproximar da presença de Deus, que é justamente uma falsa ideia que temos sobre os "critérios necessários" para a oração.

    Alguma vez você já se sentiu indigno até de orar? Talvez, assim como eu, você já tenha pensado que não estivesse em condições, e que Deus provavelmente não ouviria sua oração porque você estava muito distante d'Ele em algum aspecto. Ou, talvez, por não conhecer muito a respeito das doutrinas cristãs, você não saiba exatamente o que é necessário fazer para "entrar em contato" com Ele.

    Quero te contar um segredo: a oração não é um ritual. A oração não é um estágio de intimidade com Deus que exige o cumprimento de várias exigências, e um procedimento minucioso e exato para acontecer. Trata-se de uma conversa com um amigo. Você tem algum amigo com quem passa horas no telefone, e nem vê o tempo passar? É assim que o Espírito Santo quer que você se comunique com Ele, sem ressentimentos, mas com confiança.  É por esse motivo que você não precisa estar em condições perfeitas para orar. Na verdade, você nem precisa ser um cristão declarado, nem precisa saber como orar; você só precisa ser sincero com Ele, mesmo que não faça a mínima ideia do que está fazendo.

    A verdade é que não existe um "como orar". Existem milhares de rezas reproduzidas pelas pessoas como formas de oração. Algumas, como o Pai Nosso, são inclusive bíblicas, e foram ensinadas pelo próprio Jesus. Mas, veja, ele não quis dizer que devemos sempre dizer as mesmas palavras que ele ensinou, mas sim nos achegarmos a Deus com sinceridade e vontade de conversar.

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos." Mateus 6:5-7 
    Deus sente saudades de você quando passa muito tempo sem falar com Ele, assim como qualquer pai. Ele quer que você tenha um relacionamento com Ele; não por religiosidade, mas por amizade. Não pense que você precisa ter uma linguagem rebuscada e um horário específico para a oração, mas seja sincero com o seu Pai! Ele te entende melhor do que ninguém. Além disso, Deus está em todos os lugares, então você pode falar com Ele em qualquer lugar e situação. 

    O que quero que você compreenda é que a oração estabelece um relacionamento com Deus. Por isso, você não precisa dizer palavras repetitivas, mas palavras que saiam do seu coração com toda a sinceridade. Deus não vai se importar se você estiver "um caco", desde que você se achegue a Ele com palavras verdadeiras e um coração quebrantado. Seja qual for o momento da sua vida, você pode falar com Ele por causa da sua maravilhosa graça, que nos permite isso.


"Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade." Hebreus 4:16
    Que a partir de hoje, você entenda o privilégio que é ter um amigo em quem você pode confiar completamente, e pra quem você não precisa mentir. Não perca essa chance. Fale com o único que te conhece por inteiro, e não deixe de ser sincero com Ele. Ele está te esperando!

Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória 


  • Share on Tumblr

2 respostas:

Anônimo disse...

Amém!!! Que texto edificante!!! Meninas, vocês estão de parabéns!!! O Espírito Santo está falando por meio de vocês!!! Continuem perseverando na fé que a maravilhosa graça do Senhor continuará caindo copiosamente sobre as vidas de vocês!!! Deus as abençoe!!!

Amém! Ficamos felizes por saber que estamos sendo usadas para edificar pessoas; que Ele seja glorificado por isso! Que o Senhor também te abençoe abundantemente.

Vitória