Ninguém muda ninguém
E aí, pessoal? O papo de hoje não é muito espiritual; só queria trazer pra vocês uma reflexão que tem me acompanhado nos últimos dias e que interfere muito nos relacionamentos que a gente constrói por aí. Quero conversar com vocês sobre esse jargão: ninguém muda ninguém.
Quantas vezes você já ouviu esta frase? Depois de muito relutar, resolvi admitir que isso é verdade mesmo, a gente gostando ou não. Eu acredito sim que pessoas podem nos influenciar, para o bem ou para o mal, e definitivamente acredito que o meio em que a gente vive é determinante pra nos tornarmos quem somos. Mas aquela história de que uma pessoa mudou totalmente a outra é bobagem, por um simples motivo: você só muda se você quiser.
Ouso dizer que mesmo Deus, que é o único que tem poder de verdadeiramente transformar uma pessoa "da água para o vinho", não faz isso se ela mesma não quiser. A mudança parte de nós, de uma decisão particular, de uma transformação de mentalidade e de atitudes. Mas hoje eu não quero falar sobre mudança de mente e de comportamento, não quero falar pra você que quer/precisa mudar. Quero falar com você que quer mudar todo mundo. Posso apostar que você pensou "ah, esse não sou eu, não fico querendo mudar as pessoas". Mas não pare de ler esse texto, quero te mostrar algumas coisas.
A verdade é que todos nós queremos sim mudar algumas coisas nas pessoas ao nosso redor. É só parar pra pensar: dos seus amigos, parentes e etc, você conhece alguém que não tenha defeito nenhum? Tenho certeza de que você consegue pensar em pelo menos uma característica de cada uma dessas pessoas que te irrita um pouco, e a nossa tendência é pensar que eles precisam mudar isso, e ainda que nós temos capacidade de fazer com que eles mudem. Mas você já parou pra pensar que talvez essas características façam parte da personalidade deles? Isso significa que faz parte da pessoa que eles são. E às vezes nós somos tão egoístas que nos esquecemos de que os outros são pessoas, assim como nós. Pessoas de carne e osso. Pessoas que erram e acertam, pessoas com defeitos e qualidades. Pessoas que precisam ser amadas como todo mundo. Como você.
E é aí que entra a nossa parte na história.
Um tempo atrás eu assisti àquele filme "Como eu era antes de você", e uma cena ficou marcada na minha cabeça. Quem já assistiu ao filme ou leu o livro sabe que em determinado momento a personagem da Lou entra em um conflito consigo mesma porque ela não aceita, de jeito nenhum, uma decisão que o Will tomou. Acho que na situação dela nenhum de nós aceitaria ou entenderia. Mas aí em determinado momento, quando ela está muito triste com tudo isso, o pai dela diz: "você não pode mudar quem as pessoas são". E ela pergunta: "Então o que você faz?". A resposta é curta e simples: "Você as ama".
Amor é isso. Aceitar quem as pessoas são e parar de querer adequá-las ao nosso molde de como-deve-ser. Parar de querer que as pessoas sejam objetos que sirvam às nossas vontades. Pode parecer cruel demais, mas se você parar pra pensar, vai ver que nós fazemos isso sim, porque pensamos que os outros existem só pra nos agradar e nos esquecemos que nós mesmos não somos o centro do universo. É por isso que tantas pessoas nunca estão satisfeitas com seus relacionamentos, elas acham que os outros nunca são bons o suficiente. Na maioria das vezes, nossa vontade de vencer a briga é tão grande que não nos colocamos no lugar do outro, e nos esquecemos de que ele também tem sentimentos.
Uma ressalva: não estou querendo dizer que você tem que ser capacho de todo mundo e aceitar que as pessoas te maltratem e coisas do tipo. Se você tem amigos que têm problemas de caráter e você sabe que isso não vai mudar (a não ser que a pessoa decida), você tem o total direito de se afastar deles. Se você está em um relacionamento abusivo ou que não te faz bem, você não é obrigado a permanecer nisso porque "precisa aceitar a pessoa como ela é"... São coisas diferentes. Aliás, a frase "ninguém muda ninguém" também serve de alerta para você: por mais que você queira bancar o herói, você não vai mudar essa pessoa, então é melhor se afastar dela do que continuar se ferindo. Podemos falar mais sobre isso em outra oportunidade.
Tirando esses casos, o que quero dizer é que todos nós precisamos fazer essa auto análise de vez em quando. Se você tem percebido que tem essa mania de cobrar demais das pessoas e querer que todo mundo mude, talvez esteja na hora de olhar pra si mesmo e admitir que é você que precisa mudar. Pare de querer que os outros sejam como você gostaria e passe a aceitá-los e amá-los como eles são.
As pessoas são diferentes. Você não pode mudar quem elas são. Mas você pode amá-las incondicionalmente mesmo assim. Afinal, não é isso que Deus faz com a gente?
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória.
0 respostas: