Ele te chama pelo nome
"Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão." Salmo 139:1-5
Há alguns dias, eu fiz uma viagem de ônibus da cidade da minha tia para a minha cidade. Quando chegou a minha vez para comprar o bilhete de passagem, o funcionário da rodoviária pediu meu documento de identidade e, quando o leu, proferiu meu nome completo em voz alta com um sorriso no rosto. Era um senhor de idade, e ele pareceu gostar do meu nome tanto quanto eu gosto. E aquele simples momento me fez começar a pensar sobre isso - eu tenho uma certa mania de mergulhar em inúmeros pensamentos ao simples ocorrer de fatos assim. Comecei a pensar sobre nomes e identidades...
A história do meu nome é interessante. Minha mãe me contou que trabalhava em um escritório de advocacia quando estava grávida de mim, e ela estava em dúvida sobre como eu me chamaria. Depois de muito pensar, ela chegou à dúvida final: "Vitória ou Giovana?". Foi aí que um moço cristão que trabalhava com ela passou à sua frente com uma Bíblia, e dela estava caindo um marcador de páginas com a frase "O Senhor te dará a vitória!". Por algum motivo, minha mãe, que ainda não conhecia o Senhor Jesus tão intimamente, interpretou aquilo como um sinal e então eu nasci com essa identidade.
Você deve estar se perguntando por que eu estou contando essa história e o que isso tem a ver com a Palavra de Deus. Ou talvez você pense "meu nome é Edite, e não existem marcadores de páginas dizendo 'O Senhor te dará a edite!'". Mas atente-se para esta passagem bíblica:
"Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome."
Isaías 49:1
Que afirmação maravilhosa esse profeta faz! E traz também um ensinamento: Deus nos conhece mais do que ninguém, e nos chama pelo nome antes mesmo de nós virmos ao mundo. Isso significa que Ele é o nosso criador, e Ele sabe quais são as nossas qualidades e nossas fraquezas, nossos gostos, nossas angústias... Como dito no Salmo 139, Ele nos sonda! E mesmo sabendo perfeitamente que nós somos falhos, Ele escolheu nos chamar de filhos.
Eu tenho certeza que não sou a única que teve pensamentos negativos a respeito de si ao longo da vida. Todos nós passamos por momentos em que duvidamos da nossa própria capacidade, e pensamos em desistir. Na verdade, às vezes fazemos pior: nos comparamos a outros e pensamos "Fulano é bem melhor do que eu em tudo, eu nunca vou conseguir fazer o que ele faz ou ser como ele é porque eu não presto para nada.". Esse pensamento recorrente, com toda a certeza, não é bíblico. Veja:
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
Jeremias 29:11
Nem sempre nós temos as mesmas características de outras pessoas. Mas quem disse que temos a obrigação de ter? Essa é justamente a maravilha de ter uma identidade, um nome único pelo qual o Senhor nos chama. Nós somos seres singulares, e Ele tem pensamentos e planos para cada um de nós. É claro que existem milhões de Vitórias por aí, mas Deus tem o meu nome escrito na palma de sua mão (Is 49:16) de uma forma única, e sabe quem eu sou e o que Ele planeja fazer na minha vida. Uma pessoa me disse: "Como Deus pode ter me chamado pelo nome antes mesmo que meus pais o escolhessem?", mas a questão é justamente esta: seus pais escolheram seu nome terreno. A forma como Deus te vê é diferente, e nossa mente humana não pode compreender isso totalmente. Mas quando a Palavra diz que Ele me gravou, não significa que gravou uma palavra, ou meu rosto, mas que Ele me gravou. Por inteiro. Como ser espiritual que Ele criou e amou. Há uma canção em inglês que diz que ele nos memoriza, e é exatamente isso! (Para quem tiver curiosidade, mais tarde vou postar a canção no marcador músicas, no canto do blog. Vale a pena ouvir!).
Hoje eu quero lembrá-lo do seu valor. Na verdade, se eu fosse falar sobre você ter pensamentos positivos a respeito de si mesmo, isso se tornaria outro texto. Mas só quero que você saiba e se lembre sempre de que o Senhor te conhece, Ele te chama pelo nome e Ele te escolheu, e não adianta você se menosprezar porque Ele ainda te ama. Não adianta você fugir porque Ele te chamou e te conhece. E a partir de hoje, quando chamarem o seu nome e quando você o ler nos seus documentos, se alegre por ser quem é e por ser chamado por Ele.
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
2 respostas:
Tenho certeza que você foi usada por Deus para escrever esse texto. O Pai falou muito comigo!
Que Deus continue abençoando vocês.
Muto Bom!! Hoje que parei para ver o Blog.
Palavra Tremenda.Que Deus te Capacite e te use Abundantemente!!!