O que fazer depois que a paixão esfria

quarta-feira, agosto 19, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


E aí, galera! Hoje decidi escrever algo diferente para vocês. Eu andei reparando o quanto hoje em dia os casais são mais frios uns com os outros. Garotas e garotos, mulheres e homens cada vez mais têm mantido amizades fora do seu relacionamento conjugal por não encontrar em seu parceiro(a) o melhor amigo que precisam. Sei disso porque eu mesma já sofri com esse problema no meu namoro e já vi amigas minhas com problemas por causa dessas “queridinhas” que se tornam as melhores amigas dos nossos namorados justamente porque parece que nós não estamos mais satisfazendo os desejos e necessidades deles. 

Esse problema é um agravante quando falamos de um meio cristão onde muitos casais praticam a coorte (ou compromisso) e a pureza até o casamento (o que inibe ou diminui a intimidade física do casal). Se faltam muitos beijos e carícias, então é fundamental compensar essa carência com muita conversa e muita diversão, com programas inteligentes e construtivos para o relacionamento. Porém é praticamente impossível levar um namoro adiante se vocês não sabem conversar um com o outro e contar um com o outro pra qualquer coisa – mesmo porque se o casal visa o casamento, devem se lembrar que depois que se casam eles devem contar com o outro para tudo. Manter amizades fora do relacionamento é muito importante, mas o seu melhor amigo deve ser o seu parceiro.

E falando em tornar seu namorado ou namorada em seu melhor amigo, devemos ter em mente que depois de algum tempo todo relacionamento esfria e pode perder aqueles elementos gostosos que fazia-nos parecer bobos apaixonados no começo. Se você tem sofrido com esse problema, se tem notado que seu namorado(a) está cada vez mais distante e que o relacionamento está esfriando e não sabe o que fazer agora que a paixão passou, então essas diquinhas – baseadas em uma história real haha – poderão ser bem úteis.

CONVERSEM SOBRE TUDO

É isso mesmo, vocês devem falar sobre tudo, tudo mesmo. Assuntos tabus, políticas, sobre os sonhos de vocês, sobre as realidades de vocês, sobre como estão se sentindo, como se sentiram quando o outro fez essa ou aquela coisa, o que você pensa sobre o futuro, sobre planos para o futuro próximo e o mais distante. Vocês devem conversar sobre os problemas de casa e os problemas do relacionamentos de vocês, sobre as amiguinhas e amiguinhos que desagradam. Sobre a vida espiritual de vocês, sobre livros, sobre coisas que edificam, sobre o ministério e igreja de vocês.

De verdade, é impossível criar laços profundos com uma pessoa que você não conhece. Se você namora com a intenção de realmente ser o companheiro de vida da outra pessoa, então deve entender que vocês devem se conhecer e expor ao outro como são por dentro. Não estou falando aqui que devem entregar completamente o coração para o outro (mesmo porque não queremos ninguém defraudado aqui, não é?), mas que devem se abrir para o outro e se darem a oportunidade de se conhecerem profundamente e confiarem um no outro para falar sobre qualquer coisa.

SEJAM CRIATIVOS

Isso vale pra qualquer relacionamento, independente de ser entre cristãos ou não: Não deixem que o namoro de vocês caia na rotina. Não tem nada pior quando você fica de saco cheio de fazer a mesma coisa sempre que se vêem, conversarem sobre as mesmas coisas, assistirem sempre o mesmo estilo de filme, irem aos mesmos restaurantes. Procurem inovar, faça uma janta em casa para sua namorada(o), escolha uma boa playlist para tocar no carro, testem restaurantes novos e novas comidas. Namorado, vamos lá, descole um assunto legal sobre o qual possam conversar sem ficar entediados; namorada, busque se interessar pelos assuntos que ele gosta para manterem bons papos. Sério gente, existe tanta coisa boa pra se conversar nessa vida, tanta coisa divertida para fazerem. Vão juntos à igreja de algum conhecido, para aquele programinha na casa de uns amigos que sempre chamam e vocês sempre recusam. Façam piqueniques, coisas que nunca fazem, caminhem no parque. Inovem sempre.

Lembre-se: façam coisas que possam edificar o relacionamento de vocês e fazer vocês ficarem mais próximos, mas com Juízo e sem fazer coisas erradas e que desagradam a Deus.

SURPREENDA

Sou péssima com surpresas, nunca sei o que dar ou o que fazer, mas pensa comigo, existem formas de surpreender. Como por exemplo aparecer no intervalo de trabalho, fazer um convite para jantar em um dia aleatório, comprar um livro, um presente, um bombonzinho que seja. Expressar seus sentimentos de maneiras diferentes também pode surpreender o outro. Escreva um cartão ou uma carta e coloque escondido na mochila ou deixe em um lugar estratégico; se você tem alguma habilidade musical, prepare uma música, cante para o outro. Tente cativar a pessoa em um momento em que ela não esteja esperando.

É muito importante explorar as linguagens do amor mais desenvolvidas que o outro tenha pra fazer algo diferente. Algumas pessoas gostam muito de presentes, outras de algum toque físico (tipo um beijo roubado – ou um abraço se você é adepto da coorte/compromisso), sendo assim, você tem várias opções para surpreender o outro de uma forma que ele vai gostar ainda mais. Pense nisso.

SEJA PACIENTE

Todos sabem que quanto mais conhecemos uma pessoa e quanto mais convivemos com ela, mas impacientes e liberais nos tornamos com essa pessoa. Logo, quanto mais convivemos, mais achamos que podemos dar “patadas” no outro e nos irritarmos com tudo o que acontece, mas não podemos ser assim. Devemos exercitar a nossa paciência, nosso respeito e tentar resolver os pequenos problemas sempre com uma boa conversa (lembre-se de falar tudo o que estiver incomodando).

Ah, mais uma dica: segure a língua. Essa é pra vida!

APROXIMEM-SE DE DEUS

Muitos casais não dão muito valor nesse “clichê” do namoro, mas gente, quando nós nos aproximamos de Deus, ficamos muito muito muito mais românticos; pra melhorar, só se o outro nos aproximar de Deus também. A lógica é a seguinte: quando você se aproxima de Deus e fica íntimo dele, a pessoa que está com você também se aproxima de Deus através de seu exemplo (e pra ficar no mesmo nível de intimidade que você está). Isso faz com que vocês cresçam juntos.

Outa coisa de extrema importância é apoiar e incentivar o ministério do outro. Aquela coisa de que Deus une propósitos é tão verdade que, se você está caminhando junto com uma pessoa (o seu parceiro(a) de vida) não há como você não estar envolvido com o ministério dela também. Dessa forma, como pode você estar com uma pessoa, convivendo com o ministério dela e não a ajudar em nada, nem mesmo em incentivo e intercessão? Impossível né. Então busque amar, conhecer, ajudar e apoiar o ministério do seu namorado ou namorada. Isso também aproximará vocês dois de Deus e um do outro.

Enfim, essas são coisas que podem parecer obvias no começo, mas que vão se tornando cada vez mais difíceis de serem praticadas quando nosso relacionamento já tem um certo tempo e aquela paixão do começo esfria. Não deixe de sempre tentar praticar essas coisas e logo logo sua proximidade com seu parceiro será restaurada, você vai ver. Falo por experiência própria!

Beijinhos,

Bruna. 
  • Share on Tumblr

0 respostas: