Os lobos dentro de mim
Você sabia que há uma guerra acontecendo dentro de você? Os cristãos costumam falar muito sobre as tais "batalhas espirituais", que envolvem o entendimento de conflitos (falando genericamente, entre as "Forças do Céu" e as "Forças do Inferno") que acontecem no sobrenatural, o mundo paralelo ao nosso, que entendemos como o mundo espiritual. Mas não é desse tipo de batalha que estou falando (podemos, em outra ocasião, aprofundar mais nesse assunto). Estou falando de uma guerra que acontece no âmbito espiritual, mas dentro do seu ser. Trata-se de dois "lobos" (usarei essa metáfora) que existem em todos nós, os quais estão em constante confronto, vinte e quatro horas por dia, e controlam tudo o que nós fazemos. São eles que controlam o que você faz e diz o tempo todo, sem que você nem sequer se dê conta. Seus nomes são Carne e Espírito.
"Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam."
Gálatas 5:17
A compreensão dessa passagem nos faz entender que nossa carne e nosso espírito estão em conflito a todo momento, como dois lobos brigando. De acordo com a interpretação da Palavra de Deus, nós somos constituídos por corpo, alma e espírito (I Tessalonicenses 5:23); na verdade, eu sou um espírito, possuo uma alma, e habito em um corpo. O meu corpo é físico, feito de células e átomos que vão acabar quando eu morrer fisicamente. Já a minha alma é o meu coração (metafórico), onde estão os meus sentimentos e desejos, e onde se manifesta a minha carne, a qual tem sempre desejos pecaminosos e deseja o que é contrário à vontade de Deus. O meu espírito é o canal pelo qual eu me comunico com o Criador, é a parte de mim que é edificada quando eu me conecto a Ele, ou se perde quando eu me afasto Dele.
A Bíblia nos mostra especificamente algumas características de ambas as partes. Nos versos seguintes (19-21), há uma descrição detalhada sobre o lobo da Carne. O outro lobo é o Espírito, e a Palavra nos fala também sobre ele (22-23). Já que a palavra Espírito vem escrita com letra maiúscula, entendemos que trata-se dos frutos do Espírito Santo, ou seja, o próprio Deus, que não é carnal. Mas entendemos também que a passagem está nos instruindo a andar conforme o que Deus deseja de nós, ou seja, estabelecendo uma conexão entre o nosso espírito e o Dele.
O que a Carne deseja é o pecado; esse é o seu alimento. Não preciso perguntar se você já sentiu vontade de pecar. As pessoas têm uma natureza que as faz tender a desejos maliciosos, e a sentimentos e atitudes como de ira, ódio, inveja, cobiça, avareza, imoralidade, etc. Mas o que o meu espírito deseja é estar em comunhão com Deus, de forma que possa produzir os mesmos frutos do Seu Espírito. Por que, então, o lobo da Carne costuma falar mais alto? Paulo diz que a resposta é justamente a nossa própria tendência, que começou no Éden:
"Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado."
Romanos 7:14
O plano de Deus para a humanidade era que fôssemos espirituais, que estivéssemos sempre em harmonia com Ele, como acontecia no início. Mas, a partir do pecado, houve uma separação, e o homem passou a alimentar mais sua carne. É por isso que, muitas vezes, sentimos muito mais vontade de pecar do que estar na presença de Deus. A guerra ainda está acontecendo constantemente. A cada situação das nossas vidas, temos a oportunidade de escolher qual lobo iremos alimentar. Há uma batalha dentro de nós em todos os momentos em que somos tentados e, muitas vezes, parece impossível conter os frutos ruins. Já percebeu isso? Quando você está diante da situação, controlar o pecado parece impossível. Já ouvi muitas vezes "quando eu vi, já tinha feito!". Claro, a carne é instintiva. Você praticamente não para para pensar quando está a ponto de se irar e gritar com alguém, ou de praticar imoralidade sexual, ou sentir inveja. Sabe por quê? Porque não é "na hora H" que essa guerra é resolvida.
Se você pensa que as guerras que ocorreram no mundo foram vencidas por quem teve a sorte a seu favor, está enganado. Existe algo chamado planejamento. Um soldado mais sadio, mais seguro, que se preparou melhor e cuja armadura é melhor e as armas mais potentes, certamente vencerá. Da mesma forma ocorre conosco. O lobo melhor alimentado (que teve melhor preparo durante o período anterior ao confronto) vencerá a guerra. Qual dos dois você tem se esforçado para alimentar? O da Carne, com o pecado? Ou o do Espírito, na comunhão com Deus?
Não se engane. Não confie na força dos seus próprios braços. Não pense que, sem oração e dedicação ao Espírito Santo, você conseguirá vencer a carne, por mais conhecimento que você tenha a respeito de Deus. Estou falando aqui de relacionamento diário, de intimidade, e não de quantos versículos e orações você sabe de cor, não de quantas vezes você já pregou na sua igreja. Estou falando de ser verdadeiramente guiado pelo Espírito. Acredite, essa é a única forma de produzir bons frutos.
"Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita."
Romanos 7:5-6
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
4 respostas:
Maravilhoso!
Muito bom este ensino!
Muito boa analogia, Deus seja louvado na sua vida.
Que bênção bem explanado obrigado.