Quem eu sou x Quem eu deveria ser
Eu estava sentada na terceira fileira, esperando o culto de Páscoa começar. Peguei a Bíblia e comecei a ler o livro de Lamentações, a partir do primeiro capítulo, que fala sobre como a cidade de Jerusalém deixou de ser uma terra gloriosa e passou a ser motivo de zombaria. De repente, eu estava chorando compulsivamente em cima da minha Bíblia sem nenhum motivo e, ao mesmo tempo, com todos os motivos do mundo.
"Jerusalém cometeu graves pecados; por isso tornou-se impura. Todos os que a honravam agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela mesma geme e se desvia deles."
Lamentações 1:8
"Eu sou Jerusalém", pensei. Eu estava terrivelmente frustrada por pensar que estava muito distante de quem eu sempre quis ser. Se você me perguntar, meu modelo ideal é Jesus. Depois dele, existe um modelo que eu procuro seguir desde que me encontrei com Deus e Sua Palavra: a mulher de Provérbios 31. Se você nunca leu esta passagem, por favor, leia. Ainda quero escrever um devocional sobre a tal "mulher virtuosa". Eu cresci tentando ser uma pessoa virtuosa, tentando me parecer mais com o que Deus quer que eu seja e menos com o que eu realmente sou (uma pecadora). E eu tenho um grave defeito: cobro muito de mim mesma. Se não consigo os resultados almejados, é possível que eu me afunde em um drama interminável e fique me martirizando - quem nunca?
Acontece que eu sou imperfeita, e por causa dos meus erros, fiquei profundamente angustiada por pensar que Deus deveria me abandonar e me castigar. Na verdade, eu estava frustrada comigo mesma, porque percebi o quanto meu coração é mau. O quanto tenho dificuldade de perdoar, e de amar verdadeiramente. O quanto estou distante de ser a mulher de Provérbios 31. O quanto estou distante de ser como Jesus. O quanto estou distante de ser quem eu queria ser, quem deveria ser.
Mas aí entra a graça. Deus não deixou de amar Jerusalém por causa dos seus pecados, e seu passado não fez com que a cidade estivesse sob desgraça para sempre. Jerusalém ainda tinha uma esperança: o amor do Senhor e sua misericórdia. Se você estiver disposto a se tornar quem Deus quer que você seja, não pense que Ele não irá te ajudar.
Eu tenho essa mania pessimista de pensar que não posso ser curada, não posso ser restaurada, não posso ser perdoada, e nunca vou conseguir perdoar. Sabe aquelas coisas que a gente diz... "Ah, mas você não conhece a minha história. Não sabe o quanto é difícil pra mim." ou "Você não sabe o que eu fiz". Nós tendemos a errar e pensar que é o fim da linha. Mas só porque para mim é impossível, não significa que para Ele também seja. Só porque eu não sou quem eu gostaria de ser, não significa que Ele não me ame, e não significa que não posso continuar tentando cada vez mais me aproximar dos sonhos de Deus para mim. Talvez eu não consiga pela minha própria força, mas Ele pode me transformar, e é por isso que eu preciso continuar tentando. Não sou eu. Não é por mim.
Pare de viver no "e se?". Enquanto eu ficar pensando em quem eu deveria ser ou em como as coisas poderiam ser para mim, não terei tempo para me aproximar do verdadeiro propósito de Deus para mim. Santidade não significa ser perfeito, mas sim nunca deixar de lutar para ser cada vez mais parecido com Jesus. É o que eu quero fazer, é o que quero ser.
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
0 respostas: