Buscar-me-eis, e me achareis

segunda-feira, abril 13, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Qual sua cor favorita? Quais bichos de estimação você já teve? Qual o livro que mais marcou a sua vida? Você prefere chocolate branco ou chocolate preto? Quais lugares você deseja conhecer?

Essas perguntas só são respondidas por aqueles que te conhecem. Mas não no sentido “conhecer” de sentar no mesmo ambiente de estudo ou trabalho. Não no sentido de ser seu vizinho. Conhecer não significa aqui ser apenas um conhecido, um colega. Mas conhecer suas preferências, seus sonhos, seu passado. Conhecer quem você é.

Por que estamos falando disso? É bem simples. Porque nós deveríamos conhecer Deus. Não o que outras pessoas dizem sobre Ele, mas saber diretamente Dele. Quais são os atributos de Deus? Você pode vir com uma listinha que fala da Sua bondade, fidelidade, misericórdia, etc, mas não estou falando disso. Estou falando de conhecer tais atributos de “primeira mão”, através de um relacionamento com Deus.

Durante muitos anos meu relacionamento com Deus era praticamente inexistente. Eu orava agradecendo pelo o que eu tinha e pedia o que eu achava que era necessário. Eu me emocionava quando alguém falava do momento da cruz. Eu não entendia muito bem quem era o Espírito Santo.(Não faz muito tempo que perguntei à Vitória e Bruna sobre isso e elas me indicaram livros para eu aprender mais sobre a Trindade.) Eu gostava de como o momento do louvor me fazia sentir. Mas era por aí.

Me lembro de sentir inveja daquelas pessoas que falavam de Deus de uma maneira íntima. Pessoas que contavam experiências sobrenaturais, pessoas que conversavam com o Espírito Santo, pessoas que se sentiam confortáveis em chamar Deus de Pai.

Talvez o que eu descrevi aqui esteja próximo do que você vive atualmente. Não é algo incomum. Nós temos a ilusão de que a partir do momento que fizemos aquela famosa oração convidando Jesus para nossas vidas, aceitando seu sacrifício, todo nosso trabalho está acabado. Nos resta ir à igreja uma vez por semana, ler a Bíblia quando aquela culpa aparece e ser o crente-padrão (aquele que não bebe e não fuma). Quão limitado tem sido nosso relacionamento com Deus.

Quando toda essa era acabar e nós formos para o céu, iremos adorar Deus pela eternidade. Iremos conhecê-Lo de forma mais completa. E todos nós queremos intensamente ir para o céu. Viver com Deus eternamente. Mas nos esquecemos que uma das coisas que mais faremos será adorá-Lo e conhecê-Lo. Se não fazemos isso aqui e agora, como podemos ansiar pelo Paraíso? Se não conhecemos a sombra do que nos espera no céu, e ansiamos por ele, na verdade apenas estamos fugindo do inferno e seu sofrimento. Então, para desejar o céu pelos motivos corretos (a possibilidade de se relacionar com Deus sem as influências do pecado), é imperativo que conheçamos ao Senhor, para então amá-Lo e desejar, cada vez mais, conhecer quem Ele é.

Para tanto, vamos falar de algumas coisas que ajudam você a desenvolver um relacionamento mais profundo com Deus. São elas: jejum, oração, leitura da Bíblia, rede de amigos cristãos e disciplina.

Jejum

Na minha opinião, essa é a melhor forma de me aproximar de Deus. O jejum nos torna mais sensíveis ao mundo espiritual, justamente porque nós disciplinamos e diminuímos nossa carne. O jejum oferece um leque considerável de opções: pode ser completo (não comer nem beber), pode ser apenas de comida, mas também pode ser parcial (jejum de delícias). Aliás, muitas pessoas jejuam de certos prazeres, que não se relacionam com comida. Assim, existe jejum de internet, televisão, música, etc.

Durante o período do jejum é importante observar o seu comportamento e a sua aparência, principalmente se é um jejum em que não se come nada. Quando ficamos muito tempo sem comer, ainda que não seja um jejum, temos a tendência de ficarmos mais irritadiços. No entanto, você está fazendo um jejum para disciplinar a carne, para ser mais sensível à voz do Espírito Santo, logo, não combina nada essa intenção com atitudes cheias de nervosismo. O resto do mundo não tem culpa de você ter decidido fazer um jejum! Portanto, vigie seu comportamento e redobre o cuidado para falar e agir de maneira amável. Por outro lado, nada de ficar abatido para todo mundo ficar perguntando o que você tem (e então você pode exibir sua santidade e dizer aos quatro ventos que você está fazendo um jejum). Lave o rosto, penteie os cabelos, coloque seu melhor sorriso e cumpra seu jejum – de preferência, em segredo.


E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,

Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Mateus 6:16-18



Oração

A forma mais direta de nos comunicarmos com Deus. No entanto, muitas vezes nos esquecemos de que a oração foi feita para ser uma comunicação bilateral: nós falamos, mas nós também escutamos. Se nos atentarmos para tal fato, o Espírito Santo começará a falar conosco. No início é difícil de saber, difícil de diferenciar. Mas, conforme formamos esse costume, a voz do Espírito passa a ser reconhecível. A partir desse momento, começamos a descobrir o poder da oração.

Uma vez escutei essa frase, que me marcou muito: "se todas as suas orações fossem realizadas, o mundo seria transformado ou apenas a sua vida?". Devemos, sim, orar por nós mesmos, pelas nossas famílias e pelos nossos amigos, mas devemos ser ousados e também orar por causas importantes. Existem tantos problemas no nosso mundo! Fome, violência, doenças facilmente tratáveis que assolam países subdesenvolvidos, desigualdade social extrema, trabalhos insalubres, perseguição religiosa, preconceito. Que nosso coração se mova por causas que atingem milhares de pessoas, ainda que isso nunca tenha ocorrido com você. Ore de forma que o mundo se transforme completamente, e não apenas a sua vida.

Além disso, tenha fé! Parece estranho falar isso, mas a oração atinge seu potencial máximo apenas quando você tem fé. Na maioria das vezes oramos sem acreditar que aquilo vai acontecer. Oramos mais “pra ver no que isso vai dar” do que com uma certeza inabalável de que Deus nos escuta e que, em Seu tempo, nos cederá o que precisamos. Então, em sua próxima oração, tenha fé que aquilo irá se realizar!


E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
Marcos 9:23



E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
Marcos 5:36



E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;

Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.

Marcos 11:22-24




Leitura da Bíblia

Tem tantos benefícios que eu nem sei por onde começar. Quando lemos a Palavra de Deus, conhecemos a opinião Dele sobre todas as coisas, de forma que esse é o melhor guia de como viver e tomar decisões. Por mais que não tenha a resposta específica de cada pergunta, os princípios que vão surgindo da sua interpretação nos orienta a responder nossas questões pessoais.

A Palavra de Deus nos muda. É muito difícil ler os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João sem que nossa ideia de Deus e de vida se modifique. Lá temos lições de como confiar em Deus, de como amar a todos, de como devemos abandonar e abominar o pecado. Os relatos da crucificação e ressurreição de Jesus nos fazem amar a Deus e a odiar essa natureza corrupta e pecadora a qual estamos presos. As cartas de Paulo nos incentivam e encorajam a nos tornarmos mais amáveis, bondosos, generosos e rigorosos com nosso próprio comportamento. Não tem como lermos a Bíblia sem que ela se torne algo vivo, algo que nos traz vida.

A Palavra de Deus salva. Nela aprendemos o plano da salvação. Nela entendemos, em parte, os propósitos divinos. Através dela somos capazes de ouvir o que Deus tem a nos dizer a qualquer momento, de maneira clara e direta. Ela é um dos grandes presentes que Deus nos deu para enfrentar cada dia da nossa vida.


Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.

Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.

Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.

Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.

Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

Confirma a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu temor.

Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons.
Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça.
Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó Senhor, e a tua salvação segundo a tua palavra.
Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.
E não tires totalmente a palavra de verdade da minha boca, pois tenho esperado nos teus juízos.
Assim observarei de contínuo a tua lei para sempre e eternamente.
E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.
Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei.
E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado.
Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.

Salmos 119:33-48




Disciplina

A chave de toda essa descoberta de como se relacionar com Deus é a disciplina. Durante o ano de 2014 fui extremamente relaxada com leitura bíblica, oração e jejum, e não sentia nada quando lia a Bíblia ou orava. Era mais um ritual do que um meio de me comunicar com Deus. Durante as minhas férias (que duraram três meses) (dos quais eu sinto falta todos os dias desse semestre corrido) eu me comprometi com a leitura, oração e jejum e foi expressiva a maneira como Deus se tornou mais real, mais próximo.

Eu sei que no cotidiano parece não sobrar tempo. Dormimos pouco, trabalhamos e estudamos muito, não temos tempo para a família, nem para nós mesmas e acabamos negligenciando tais atividades. No entanto, devemos inverter nossa lógica. Colocamos o tempo de leitura bíblica e oração como descartáveis. “Se der tempo, então eu faço.” Nós devemos colocar Deus como prioridade. Primeiro eu lerei a Bíblia e farei minha oração, sem pressa, me conectando com Deus, procurando escutá-Lo. Depois vem as tarefas terrenas. Antes, cuide do que será eterno.

E, sim, eu sei que você dirá que não tem tempo. Então está na hora de se organizar. Saia do computador e do celular; limite seu tempo de estudo (ou o tempo que você trabalha em casa); acorde mais cedo para orar; as opções são muitas. Basta vontade e, principalmente, disciplina para continuar no propósito de ter tempo (de qualidade) com Deus.



Rede de amigos cristãos

Por mais que o nosso relacionamento “direto” com Deus seja maravilhoso, nós precisamos de pessoas com a mesma crença ao nosso redor. Fora das paredes da igreja, fora dos momentos de oração, fora daquela “bolha”, existe o mundo real. Cheio de coisas que ofendem a Deus, cheio de tentações, cheio de valores invertidos. É fácil esquecer tudo o que aprendemos e viver sem nenhuma influência divina. Quando nos cercamos de pessoas com a mesma crença fica mais fácil viver e agradar a Deus.

Veja bem: NÃO estou dizendo que apenas devemos ser amigos de cristãos e nos apartar dos não-cristãos! Pelo contrário: tenho muitos amigos que não são cristãos e convivo com um número expressivo de ateus. Eles também têm muito a nos ensinar! Apenas estou dizendo que quando temos uma rede de amigos cristãos, podemos contar uns com os outros, fortalecendo nossa fé, temos com quem compartilhar experiências, temos mais facilidade de fazer perguntas íntimas, de confessarmos pecados, etc. Além disso, um amigo verdadeiro terá a liberdade de nos corrigir quando caímos em algum erro, até mais do que um pastor, porque o amigo normalmente conhece as situações da nossa vida mais de perto. De maneira geral, amigos cristãos nos aproximam de Deus, nos incentivam a viver para Ele e nos encorajam, dia após dia.

Muitas são as maneiras de conhecermos Deus. É um processo que não tem fim. Levaremos a eternidade para realizar tal tarefa inteiramente. E a cada vez que você conhece uma nova face do Senhor, mais motivos você tem para adorá-Lo, para amá-Lo e para confiar Nele.

Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. 
 Salmos 105:4

Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. 
   Provérbios 8:17

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto 
Isaías 55:6

Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor.
Sofonias 2:3

Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará. 
Salmos 34:10

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33


  • Share on Tumblr

0 respostas: