Deus está te esperando pra começar a festa!
Uma das melhores sensações do mundo é chegar em casa depois de um dia de serviço, ou estudos, não é mesmo? Na sua casa você não precisa de formalidades, pode afrouxar a gravata, tirar o sapato apertado. Em casa você pode relaxar, ouvir uma música, dormir ou assistir a um filme sem se preocupar.
A nossa casa nem sempre é aquela casa física, com janelas e tijolos, e nem sempre é nossa, mas sim de um amigo; às vezes é o seu próprio carro ou é a sua igreja. A nossa casa é aquele lugar onde nos sentimos bem, familiarizados, amados; é o lugar onde temos liberdade.
Casa também significa um lugar de refúgio. Esconderijo, lugar de porto seguro.
Uma das parábolas da Bíblia, a do Filho Pródigo, nos revela esse sentido que a casa ganha. No livro de Lucas, capítulo 15 nos versos 18, 19 e 20, a parábola retrata a volta de um filho pra sua casa.
Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.’ ” Então saiu dali e voltou para a casa do pai.
Lucas 15:18-20
Esse filho não era “o exemplo” de filho, ele pegou sua parte na herança do pai e a desperdiçou como bem quis. Ele chegou à miséria; ele pecou contra seu próprio pai, e agora queria voltar pra casa. Era de se esperar que o pai não o recebesse, mas não só o recebeu, como também festejou a sua volta. (Lc 15:20-24)
Da mesma forma que aconteceu na casa desse filho pródigo, acontece na casa de Deus. Quando estamos caídos, machucados; quando chegamos à beira do abismo daquilo que podemos chamar de vida, pensamos que, se nos voltarmos para Deus, ele não vai querer nos receber. Mas ele vai.
Ele fará uma festa por causa da sua volta (ou da sua chegada). Ele vai te dar um abraço apertado e dizer que ficou muito tempo esperando que esse dia chegasse. Deus vai cuidar de você e tirar suas cargas pesadas (Mt 11:28), Deus enxugará as suas lágrimas (Ap 21:4), ele cuidará de você. Como um Pai carinhoso, que recebe seu filho de volta em casa.
— Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.”
Lucas 15:22-24
Devemos voltar urgentemente para a Casa do nosso Pai. Devemos voltar para a casa de Deus todos os dias, porque a cada dia temos uma nova chance de nos redimirmos e pedir perdão à Ele; e Ele nos perdoará. Vamos voltar, agora, correndo! Ele está nos esperando pra começar a festa.
Paz e fogo,
Bruna.
Salmo 84
João 14:2