Sobre moldes, mídia, aparência e felicidade

sexta-feira, maio 29, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


O post de hoje não é um devocional propriamente dito, mas um desabafo de coisas que eu tenho visto. E, como tudo está conectado a Deus e ao nosso relacionamento com Ele, não podia deixar de falar sobre isso. O conteúdo é, em grande parte, direcionado às meninas e mulheres – mas se você é do sexo masculino, também pode aprender uma coisa ou duas desse texto (aliás, no final do texto tem um parágrafo dedicado só a você) .

Deus ama a todos nós. E Ele nos ama de maneira igual. Eu demorei muito a entender isso. Não é porque alguns conseguem agradar mais a Deus ou realizar mais frequentemente aquilo que Deus determina que é o correto que isso significa que alguns são mais amados do que outros. Se você é mãe ou pai, entende perfeitamente o que isso quer dizer: não é porque um filho é mais bagunceiro que o outro que você o amará menos. Eles, apesar de terem diferentes personalidades, são igualmente importantes e igualmente amados!

E por que eu estou dizendo isso? Porque muitos de nós, e um grande destaque para as garotas, não acredita nisso – ou, na pior hipótese, não se contenta com isso.

Uma das coisas que eu mais vejo são garotas desesperadas por atenção. Elas fazem tudo para serem mais bonitas, mais divertidas, mais atraentes, mais antenadas na moda, esmalte, cor de cabelo, etc, etc. E o problema nem é procurar tais coisas, mas buscar tudo isso acreditando que a felicidade e o amor virão daí. Inúmeros padrões impostos pela mídia são perseguidos fielmente, porque ‘quando eu emagrecer’, ‘quando eu tiver aquele sapato’, ‘quando eu tiver aquele cabelo’; ‘vou ser verdadeiramente feliz’, ‘vou ser verdadeiramente completa’ (ou pior), ‘vou conseguir com que ele goste de mim’. Essas pessoas estão vivendo as suas vidas em torno de expectativas alheias, que prometem uma felicidade efêmera. Não é à toa que bulimia, anorexia, automutilação e depressão se tornaram tão frequentes. Estamos ficando doentes com essa perseguição à uma perfeição mentirosa, imposta e construída à base de luz e sombra, maquiagem e photoshop.

E quem está dentro desse frenesi para conseguir atenção do outro se esquece de uma coisa: ser quem realmente é. Ficamos tão preocupadas em seguir os padrões de beleza e estética colocados pela mídia como ‘perfeitos’ que esquecemos de descobrir quem nós realmente somos. Eu mesma passei por isso. Durante minha adolescência inteira tentei, incansavelmente, me encaixar no padrão que os outros diziam ser o correto, para me sentir aceita, para me sentir bem. Cheguei nos meus 18 anos sem ter certeza das coisas que gostava, porque tudo o que eu sempre havia feito foi escutar dos outros como eu deveria ser, qual tipo de música deveria escutar, qual aparência deveria ter. Se nossos jovens continuarem nessa obsessão por serem “iguais” às capas de revista, teremos um exército de pseudo-clones frustrados, que mal sabe quem eles realmente são.

Você, garota, que lê esse texto: preste atenção. Por mais difícil que seja acreditar nas seguintes palavras, confie em mim, porque elas são verdadeiras: você é linda, exatamente do jeito que você é. Sem precisar mudar absolutamente NADA. Com seus cabelos enrolados, crespos, ondulados ou lisos; com sua pele negra, morena, amarela, branca ou mulata; com seus olhos claros ou escuros; sendo alta ou baixa. E sabe por que? Porque ninguém, absolutamente ninguém nesse mundo é igual a você. Você é única.

Aprenda a amar você mesma. Aprenda a se sentir linda sem precisar se comparar com ninguém. Aprenda a ser quem você é. Sem imitar o jeito que sua amiga fala, sem se importar se sua risada é muito alta ou muito baixa. Não acredite naqueles que te dizem quem você deve ser ou como você deve se parecer. Deus te fez do jeito que você é por uma única razão: porque esse é o jeito perfeito. Ele poderia ter mudado o tamanho do seu nariz ou do seu quadril, mas Ele decidiu que você fosse assim, porque, da mesma forma como Ele criou a natureza e viu que era bom, Ele olhou para você e viu que o trabalho estava completo.

Se preocupe menos com o seu exterior e mais com o seu interior. Estude, viaje, escreva, cante, atue. Descubra seus talentos e invista neles. Descubra suas paixões e não deixe que ninguém as subestime. Se preocupe em se tornar uma pessoa bondosa, humilde, generosa, altruísta, honesta, dedicada, inteligente e comprometida com o Senhor. Fique obcecada com a tarefa de se aproximar de Deus. Entenda o que Ele quer fazer na sua vida. Preocupe-se com o próximo. Não se preocupe se você não é perfeita: todas nós cometemos erros - e isso não vai mudar. O que importa é o seu coração, e quem ele tem como alvo.

Quando você fizer tudo isso, toda aquela pressão para ter tal corpo, tal estilo, tal comportamento, parecerão cômicas. Você descobrirá que a felicidade não é se transformar em outra pessoa, mas em ser quem Deus quer que você seja. Se você não faz ideia do que isso significa, peça para Ele te mostrar.

E você, garoto, que lê esse texto: a mídia e o mundo (e, porque não, até nossas próprias famílias) ensinam você a enxergar as mulheres pelo o exterior delas. E, na maioria das vezes, as meninas ficam tão preocupadas com a aparência porque os rapazes parecem se preocupar apenas com isso! Então aceite os conselhos de Provérbios 31 e procure por uma mulher virtuosa – e não por uma garota bonitinha. A diferença é óbvia, e você sabe bem disso. Não utilize a mulher como objeto para satisfazer os seus desejos, porque nenhum ser humano merece ser tratado dessa forma. Trate todas as mulheres que você conhece com o respeito que você destinaria a uma mãe ou a uma irmã.

E então, para finalizar, quero parabenizar você que leu o post até aqui. Meninas: se preocupem com quem Deus quer que vocês se tornem – e não com o molde que o mundo e a mídia querem que você se adeque. Meninos: vejam além da aparência das mulheres; valorizem elas por quem elas realmente são – e assim vocês auxiliarão todas nós a atingir nosso potencial nas mãos do Senhor.

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.
Provérbios 31:30
  • Share on Tumblr

0 respostas: