O que você planta, você colhe
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:7
É um ditado popular: tudo o que a gente planta, a gente colhe. No entanto, não temos muita noção do quanto essa questão é delicada.
Esse ano tem sido cheio de lutas e dificuldades tanto para mim, quanto para minha família. E há algum tempo Deus me chamou atenção para um fato simples, mas que nós esquecemos: nós sempre, sempre, iremos lidar com as consequências dos nossos atos. E não importa em quais circunstâncias essas sementes foram lançadas.
De repente você está em uma fase ótima da sua vida, em que todas as áreas estão a pleno vapor, te trazendo felicidade e correspondendo às suas expectativas. Tudo o que você plantar nessa fase será o que você colherá. Se você for uma pessoa grata, que reconhece que todas aquelas bênçãos vêm de Deus; se você utilizar a fartura que você tem para ajudar pessoas que estão em necessidade; se você se manter humilde e simples; se você plantar essas sementes de vida, colherá os seus frutos. Mas não tem como achar que ceifará as mesmas coisas se deixar o orgulho aparecer, se começar a se considerar melhor do que as outras pessoas ou se esquecer que Deus foi quem permitiu que todas essas coisas boas acontecessem.
Mas muitas vezes nós esquecemos que nos tempos difíceis nós também estamos lançando sementes. Quando perdemos o emprego, quando algum ente querido falece, quando os planos dão errado, quando não há paz em casa. Em todos esses momentos, também estamos plantando. Mesmo quando tudo dá errado, Deus nos dá forças para fazermos a coisa certa.
Ainda que as circunstâncias desencorajem um comportamento amoroso, altruísta, humilde e cristão, não desista de fazer diferente. Se nós somos cristãos, devemos fazer a diferença por onde nós passamos, não importando qual momento das nossas vidas. Eu sei o quanto pode ser difícil e desgastante ser alegre e cheio de fé quando ao nosso redor nada colabora para isso. Mas a fonte das nossas forças não deve estar ao nosso redor, não deve ser pessoas, mas deve ser Deus. Ele nos auxilia a ser luz no meio das trevas.
Se você, assim como eu, está passando por tempos difíceis, lembre-se de que seu referencial deve ser Deus. Ainda que nada coopere para você permanecer forte e crente nas promessas Dele, lembre-se que isso é uma fase. Tudo passa, tanto os momentos ruins quanto os momentos bons. Nossa vida é uma montanha russa. No entanto, ainda que você não possa fazer nada para modificar os tempos de paz e de luta, você pode escolher o que está plantando. Fé, bondade, alegria, educação, humildade e esperança ou descrença, maldade, irritabilidade, tristeza e orgulho?
A escolha é sua – assim como as consequências.
Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Salmos 73:1
0 respostas: