Gentileza: o modo de vida de um cristão

quarta-feira, maio 06, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Gentileza.

Ando pensando muito sobre esse assunto e senti que não poderia deixar de trazer isso para o blog. Digo isso porque vejo a gentileza como uma característica que todos os cristãos deveriam ter. Um mundo cheio de cristãos indiferentes aos sentimentos e às necessidades das outras pessoas não seria muito diferente do mundo em que vivemos, certo?

Isso porque ser gentil com o próximo não pressupõe apenas a gentileza em si, mas também envolve humildade, alteridade e paciência. Quando nós abrimos uma porta para alguém (exemplo genérico de um ato gentil), nós somos humildes porque reconhecemos que não somos melhores do que aquela pessoa; nós temos a noção de alteridade ao reconhecermos que ali, na nossa frente, está um outro ser humano que tem valor e merece respeito; e também exercitamos a paciência, porque, muitas vezes, nós sabemos que nem sempre há gratidão envolvida – o que pode irritar a maioria de nós.

A questão aqui é que nós não ganhamos nada em troca de sermos gentis – pelo menos não das outras pessoas. E, na nossa sociedade, comportamentos que não geram lucro não são incentivados. Poucos são os que incentivam o desenvolvimento de hobbies como cantar, dançar, escrever, ou até mesmo o estudo de áreas como letras, filosofia e história. Isso acontece porque, de maneira geral, tais atividades não têm retorno financeiro suntuoso. Você já parou para pensar que nossas vidas gravitam em torno do dinheiro? Vivemos sem tempo, porque estudamos e trabalhamos. Nos desafiamos a sermos “multitarefas” a fim de aumentar nossa produtividade. Reclamamos do que nos faz perder tempo (filas, internet lenta, o bendito semáforo), porque afinal “tempo é dinheiro”. Nesse contexto, há o questionamento de para quê serve ser gentil. Qual o benefício?

E é justamente nessa linha de pensamento que mora o perigo. O Cristianismo não é sobre acumular vantagens, mas sobre amar, sobre servir. Amor e servidão moram no auxílio quando o próximo está em necessidade, mas também moram – e muito! – na gentileza. Dar bom dia para o porteiro do seu prédio, conhecer todas as pessoas da sua sala de aula ou do seu departamento na empresa, dar um abraço nos seus pais, comprar um presente para alguém sem ter nenhuma razão específica – mesmo que seja um bombom: esses são exemplos de gentileza que transbordam amor.

Ser gentil é praticar o amor de Cristo. É olhar para o outro como igual, é respeitar, é perceber que por trás de todo corpo há uma alma preciosa. E a partir do momento que praticamos a gentileza, a vida fica mais leve. Você percebe como pequenas coisas podem fazer você e os outros felizes. E pequenas coisas importam! Muita gente sonha em fazer uma missão na África mas sequer olha para aqueles necessitados na própria cidade. Nós conseguimos alcançar grandes objetivos começando nas pequenas coisas.

Então, aproveite que hoje é  Quarta Feira e termine sua semana com uma atitude diferente. Dê bom dia para as pessoas, sorria mais, procure maneiras de ser útil para o próximo, sem procurar nenhuma forma de lucrar com isso. Você sentirá uma diferença na maneira como você pensa as coisas, e até mesmo na forma como você reage frente a uma falta de educação ou injustiça.

E se por acaso alguém não reconhecer os pequenos atos (como não agradecer ou até mesmo reclamar) lembre-se que, apesar da servidão ser sobre o outro, você fez sua parte e não precisa levar essa atitude negativa em conta. O mundo não está acostumado com a gentileza – é preciso ser sensível para percebê-la! Mas não desista e continue espalhando gentileza e amor por aí! Graça e paz galera, e até semana que vem!

“Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes. Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” 1 Pedro 3:8,9
Carol
  • Share on Tumblr

0 respostas: