Quando sou ridicularizado por ser cristão

segunda-feira, abril 27, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


A vida cristã é diferente. Nós não vivemos da mesma forma que o resto das pessoas vivem, porque nossa maneira de ver o mundo é diferente a partir do momento que nós começamos a acreditar no que acreditamos. Entretanto, o resto das pessoas continua vendo o mundo da sua própria maneira. Os valores, as concepções de certo e errado, de coisas aceitáveis e as condenáveis são completamente diferentes. E então nós podemos ser vítimas de zombarias, de ridicularizações. Por não compactuarmos com uma determinada ação, devido a nossa crença, nós podemos ser seriamente confrontados. E hoje nós vamos falar sobre isso: como reagir?

Toda vez que isso aconteceu comigo, eu me retraí. Me senti diminuída, desrespeitada e ferida. Ao contrário do que as outras pessoas possam pensar, esse tipo de zombaria atinge profundamente uma pessoa, porque a nossa fé é mais do que uma crença, pois ela nos molda, nos constitui em um nível muito grande. Quando alguém atinge algo que eu acredito, ela também está me atingindo. E, na última vez que isso aconteceu, procurei algum versículo bíblico que me auxiliasse.

“Lançaram fogo no teu santuário; profanaram, derrubando-a até ao chão, a morada do teu nome. Disseram nos seus corações: Despojemo-los duma vez. Queimaram todos os lugares santos de Deus na terra. Já não vemos os nossos sinais, já não há profeta, nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Até quando, ó Deus, nos afrontará o adversário? Blasfemará o inimigo o teu nome para sempre?” Salmos 74:7-10

Isso é o que acontece nos dias de hoje. Muitos, infelizmente, ao invés de apenas se resignarem na sua incredulidade, também zombam e ridicularizam aqueles que decidiram acreditar em algo diferente. Por não compactuarmos com um padrão diferente do bíblico, escutamos todo tipo de coisa. E Jesus nos alertou que seria assim (e, até a volta Dele, as coisas tendem a piorar).

E é justamente sobre isso que o salmista desabafa. Nós também nos perguntamos: até quando virão sobre nós essas afrontas? Até quando o simples fato de crermos será motivo para escárnio, para preconceito, para segregação? Jesus disse “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições” e continuou “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Como ter bom ânimo ao sofrermos com tais coisas?


Lembre quem Deus é

Todavia Deus é o meu Rei desde a antiguidade, operando a salvação no meio da terra. Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas. Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. Fendeste a fonte e o ribeiro; secaste os rios impetuosos. Teu é o dia e tua é a noite; preparaste a luz e o sol. Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste.” Salmos 74:12-17

Quando sofremos algum tipo de ofensa por crermos no que cremos, normalmente levamos para o lado pessoal. Nos esquecemos que aquele ataque não está direcionado a nós mesmos, mas ao Deus que nós servimos. E, quando os ataques vierem, lembre-se de quem Ele é. Ele é o Deus que nos salva, que nos ama a ponto de se fazer humano e se sacrificar por nós. Ele é o Deus que cumpre sua promessa, abrindo mares e nos fazendo passar em terra seca. Ele é o Deus da criação, que originou um mundo lindo, rico em detalhes e prazeres para nós, humanos. Ele é amor. Ele é justiça. Ele é pureza. E é por causa Dele que nós aguentamos qualquer tipo de insulto. Porque isso são coisas passageiras. Uma eternidade com Deus vale muito mais a pena do que ceder às pressões do mundo.


Não recue nem tenha vergonha

Oh, não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado. Salmos 74:21

Quando passar por alguma situação de escárnio, não recue nem tenha vergonha. Ou seja, não comece a fazer o que o mundo pede só porque ele te ridiculariza. Nós bem sabemos que a nossa forma de enxergar todo e qualquer ato tem uma perspectiva eterna – da qual o mundo não compartilha. Não ceda.

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:6

Além disso, não sinta vergonha. Não se sinta diminuído por acreditar naquilo que o Senhor postula. Não há razões para isso! Nosso Deus existe, é justo, e sim, é nosso modelo de moralidade e conduta. Nós recebemos nossa salvação desse Deus, portanto, damos nossa vida de bom grado a Ele. Isso é um ato de coragem tão grande! Em um mundo caído como o nosso, sofremos tentações o tempo inteiro! Creio que nossa geração é a que mais sofre desafios em ser, de fato, cristã o tempo inteiro. E o Senhor sabe disso. E Ele não permite que você sofra nenhuma tentação além das suas forças. Assim: não ceda e não se envergonhe. O Evangelho que você está tentando praticar é o mesmo que lhe salvou. Não há razão para se envergonhar dele.


Envolva Deus

Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa; lembra-te da afronta que o louco te faz cada dia. Não te esqueças dos gritos dos teus inimigos; o tumulto daqueles que se levantam contra ti aumenta continuamente.
Salmos 74:22-23

Uma vez o Pastor Lucinho disse que o Evangelho é como um leão: ele não precisa ser defendido, ele apenas precisa ser solto. E assim é Deus. Quando você é ridicularizado, afrontado, insultado por causa da sua fé, a ofensa é contra Deus. Então chame Ele. Como o versículo de Salmos fala: pleiteia a tua própria causa, ó Deus.

A partir do momento que nós temos consciência de que estamos fazendo a vontade de Deus, ainda que ela vá contra aos costumes do mundo, tenha certeza que Ele nos auxiliará em todas as dificuldades. Quando você for atacado, ore. Ore para que Deus lhe dê forças para perseverar e deixe que Ele julgue essas pessoas por suas ações. Não se preocupe com nada além da manutenção da sua fé e da sua conduta.

O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
Salmos 124:8

  • Share on Tumblr

0 respostas: