Você já lavou os pés de alguém hoje?

quarta-feira, fevereiro 05, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments

bu
“Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que fiz a vocês? Vocês me chamam 'Mestre' e 'Senhor', e com razão, pois eu o sou.  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.  Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.”
João 13:12-15
Eu não sei quantos de vocês já viram essa passagem na bíblia, que relata quando Jesus lavou os pés de seus discípulos, mas essa é uma passagem muito forte sobre humildade e servidão.
Quando Jesus fez isso, a intenção que ele tinha era de mostrar que, mesmo sendo o Deus encarnado, mesmo tendo todo poder e glória que tem, ainda assim ele poderia ser humilde o suficiente para lavar os pés de cada um daqueles que andava com ele e o serviam.
É fácil ver, em qualquer um dos quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), que os discípulos de Jesus o tratavam e se referiam à ele como seu Mestre. Eles faziam isso porque Jesus estava entre eles para os ensinar e aperfeiçoar, porque Jesus era instrumento de Deus para ensiná-los aquilo que deveriam aprender para dar continuidade a pregação da Palavra.
Sendo assim, nessa passagem Jesus os ensinou uma das mais importantes lições que receberam: Jesus mostrou como servir o outro. E mais, ele mostrou que servir os outros não tem nada a ver com se humilhar, mas sim com humildade de espírito.
Às vezes você pode pensar que servir, ajudar, oferecer, auxiliar alguém em tarefas banais, coisas simples do dia-a-dia (como ajudar sua mãe a lavar a louça ou ajudar a limpar sua sala de aula quando ver que ela está muito suja, ou ainda dar um bom dia pra um faxineiro do lugar que você está passando) seja estar se humilhando, descendo de nível, mas isso é um pensamento totalmente equivocado.
Quando você toma para si essa mesma percepção que Cristo tinha de que servir é amar e ensinar, você entende que quando serve, você está tomando também a superioridade que Ele tinha quando se abaixava aos pés de seus seguidores e os lavava. Quando entendemos isso, nossa vida muda.
"Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,  e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
Mateus 20:26-28
Como eu disse: servir é amar. E quando você “lava os pés” de qualquer pessoa que seja, você está amando essa pessoa e, consequentemente, agradando o coração de Deus, porque devemos amar uns aos outros como Ele nos amou (João 15:12).
Aprendamos então a servir e a sermos humildes; a lavar os pés de quem convive conosco. Pois assim Ele, que é maior, nos ensinou, e nós devemos praticar.
Lavem os pés uns dos outros.
Paz e fogo,
Bruna.
  • Share on Tumblr

0 respostas: