A Sacola Plástica
Eu sei, você deve estar achando o título do post de hoje um tanto quanto estranho. Talvez a imagem também não seja tão atrativa, e eu sinto muito por isso. Mas hoje quero falar justamente sobre este objeto que eu tenho certeza de que você conhece há tempos: a sacola plástica. Não se preocupe, não vamos falar sobre reciclagem e procurar todos os versículos bíblicos que explicam a necessidade de tratarmos bem o meio ambiente; mas peço que você se atente, vai valer a pena ler até o fim.
Eu participo de uma igreja em células, o que significa que todos os membros da igreja em que congrego participam de algum "pequeno grupo", que é uma reunião de cristãos com a finalidade de compartilhar sobre o Evangelho e, claro, de pregá-lo para aqueles que ainda não conhecem. Minha célula acontece todos os sábados, e ontem eu quis fazer algo diferente do costume na ministração. Quando todos nós nos acomodamos, conversamos um pouco sobre como foi a semana e pegamos nossas Bíblias, eu tirei uma sacolinha plástica de dentro da bolsa e fiquei mexendo com ela. Enquanto isso, nós lemos a passagem bíblica de Romanos 5:12-19, que fala sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Acredito que as outras pessoas nem tinham reparado no que eu tinha nas mãos, até que eu disse: "pessoal, é sobre isto aqui que quero falar hoje.". Eles me olharam sem entender, e deram umas risadinhas com comentários como "lá vem você com essas loucuras de novo...". Acho que eu gosto mesmo de fazer coisas diferentes. Afinal, o que uma sacolinha tinha a ver com a cruz? Você também não deve estar entendendo nada, mas já vou explicar.
Eu ergui a sacolinha ao lado do meu rosto e disse: "Quero que vocês pensem para responder à seguinte pergunta: qual é a relação entre mim e essa sacola?". Olhares incompreensivos, outra vez. "Na verdade, qual é a relação entre vocês e essa sacola?", perguntei. Eles exigiram uma explicação para aquela cena. Em vez de responder, eu pedi que eles pensassem nisso enquanto assistiam a um vídeo, que é o que eu postei no blog mais cedo (clique aqui para assistir). Acho que o vídeo os ajudou a chegar mais perto da explicação.
A resposta era simples. Eu e você somos como aquele saco plástico. Existem três opções para nós: ou estamos vazios, ou estamos cheios do que é bom, ou estamos cheios de lixo, e não venha me dizer que você não se encaixa em nenhum desses grupos. A questão é: qual é o seu, no momento? O que você tem colocado no seu coração, e na sua alma? Eu perguntei aos meninos da célula para que nós usamos objetos como o que eu tinha em mãos nas nossas casas, e a resposta foi unânime: "Para colocar o lixo de casa.", e nós começamos a falar sobre a questão do "lixo". Para mim, o que polui a sua alma é todo o pecado ou tudo aquilo que toma o lugar de Deus no seu coração, porque isso também acaba se tornando um pecado. Suponhamos que você seja fissurado em uma série de TV, e aquilo ocupa todos os seus dias e toda a sua mente. Então, isso é o que preenche toda a sua alma, e não sobra espaço para o que é mais importante.
E por que Deus é mais importante que essas coisas? A passagem bíblica que lemos na célula e o vídeo explicam isso claramente. Jesus deu a sua própria vida por nós, mas nós preferimos dar o lugar que é dele para outras coisas e pessoas. Trazendo para o texto de Romanos, há algo a se observar:
"Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos." Romanos 5:18-19
Quando você joga uma casca de banana, ou um pedaço de papel higiênico na sacola de lixo da sua casa, aquilo se torna o lixo, e com certeza você não vai mais usar para colocar outras coisas porque a partir daí ela está contaminada, certo? Foi o que aconteceu conosco. Pelo pecado de um único homem (Adão) todos nós fomos feitos pecadores, todos nós estávamos sujos diante de Deus, estávamos contaminados pelo pecado. Mas Ele nos ama demais para permitir que permaneçamos longe Dele, e por isso teve o plano de enviar Jesus para nos purificar. A partir da cruz, eu e você temos uma nova chance de escolher o que vai preencher nossa alma! Precisamos dar muito valor a essa escolha, porque ela determina o rumo de toda a nossa vida.
Para explicar isso na célula de ontem, eu coloquei um objeto qualquer dentro da minha sacolinha e pedi que os meninos observassem o que acontecia quando eu a arremessava: ela seguia direto para onde eu queria. Mas quando eu arremessei a sacola vazia, ela foi para a direção do vento e caiu no chão. O que significa isso no contexto da nossa metáfora? Quando nós estamos vazios, não temos um rumo, um objetivo. Acabamos indo "pra onde o vento nos levar". Mas se você está cheio do que é bom, isso determina o seu futuro.
Quero que você faça uma reflexão hoje... O que está enchendo sua alma? E qual é o rumo que isso dá para a sua vida? Aquilo que preenche o seu coração demonstra qual é a importância que você dá a Cristo, e também determina onde você vai chegar. É uma auto-análise bem simples, mas que pode mudar a sua vida. Tenho uma notícia para você, esteja no grupo que estiver. Para o grupo dos que estão cheios de Deus: você ainda pode se encher mais ainda, e chegar a transbordar, como a graça de Deus transborda sobre nós (Romanos 5:15). Para o grupo dos que estão cheios de lixo (coisas deste mundo que não nos levam a lugar algum): se você quiser, pode trocar esse lixo por coisa boa, foi justamente para isso que Jesus morreu por você. E, por fim, para o grupo dos que estão vazios - e para todas as pessoas: Você hoje tem uma escolha a fazer. E aí, do que vai encher a sua alma?
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
0 respostas: