Como Deus realmente é?

sexta-feira, janeiro 24, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments




Muita gente pensa que Deus é o cara mau, que possui a lista das coisas proibidas, que te condena quando você sai um milímetro da linha e que está esperando um deslize para jogar todos nós no inferno. Eles veem Deus como um tirano, que só aceita os santos escolhidos e separados.

Quando não enxergam assim, vão para o extremo oposto: um Deus condescendente, que não se importa com sua conduta. Todos vão para o céu; inferno e Satanás são meras invenções, e essa definição de certo e errado é subjetiva demais. Um Deus liberal, que aceita todos, independentemente da fé e das obras. Afinal de contas, como Deus realmente é?

Uma das maiores armas do diabo é essa: não nos deixar conhecer o nosso Deus. Ele conseguiu plantar tantos estereótipos e modelos de divindades que fica realmente difícil saber em qual deles acreditamos.

Acreditar no Deus liberal seria ótimo: não precisaríamos mudar, já estaríamos prontos para ir ao Paraíso e nossa estadia na Terra seria um breve período de férias. Mas, dessa forma, Deus não seria justo. O perdão seria sem sentido e, francamente, não haveria sentido para nossa vida na Terra: se todos nós vamos para o céu, por que já não estamos lá?

E, no fundo, todos nós já acreditamos que Deus era um carrasco. Ao olhar para a temida lista dos dez mandamentos, percebemos que nunca daríamos conta de cumprir tudo aquilo e que era realmente uma sacanagem Deus pedir isso de todos nós. Se Ele sabe que não dou conta, mas exige mesmo assim e ainda me condena por isso, logicamente, esse Deus quer me ver no inferno. Certo?

Lógico que NÃO. Dessa forma Deus não seria misericordioso, Deus não seria amor. Muitas vezes, incontáveis vezes, esquecemos de algo muito simples: Deus é bom.

Você pode estar olhando a tela do seu computador de maneira desdenhosa, acreditando que estou falando uma grande besteira, mas acompanhe meu raciocínio: Deus já pediu que você renunciasse algo? Ele já pediu pra mim. Eu escolhi minha faculdade baseada em uma direção dEle que, inicialmente, eu não queria aceitar. No meu período de aceitação a minha maior pergunta era “Por que você está fazendo isso comigo?” (Bem dramática, eu sei.) Eu não acreditava que Deus podia pedir algo tão importante de mim, sabendo o quanto seria difícil e, ainda assim, ser bom. E quantas vezes não questionamos isso? “Como assim Deus não aceita sexo antes do casamento? Não posso beber nem fumar? Ele não quer que eu tenha uma vida? O que vou dizer para todos aqueles que fazem isso?”

Quantas vezes você já não questionou a vontade de Deus pra sua vida, perguntando a si mesmo se Ele tinha noção do quanto seria difícil? Ou talvez você questionou a diferença da sua vida para a vida de pessoas incrédulas: “Por quê tudo é tão mais fácil pra eles? Deus se esqueceu de mim?”. As circunstâncias são difíceis, as coisas dão errado e é difícil acreditar que há um Deus bom olhando por todos nós. É incrivelmente mais fácil acreditar que Ele é mau.

Mas um Deus mau mandaria seu Filho morrer por todos nós? Um Deus mau te deixaria um livro com todas as provas possíveis de que Jesus é o Salvador? Um Deus mau enviaria o Espírito Santo à Terra para te guiar, aconselhar e consolar? Um Deus mau seria puro amor?

Talvez você não enxergue Deus assim, mas Deus é assim. Ele é pura bondade, puro amor. Ele não consegue ser mau ou rancoroso. Ele não deseja que nenhum de seus filhos vá para o inferno, por isso que Ele enviou Jesus. Ele não quer que você sofra as consequências do pecado, então Ele te diz o que é certo e o que é errado - e a praga do Satanás consegue usar isso para te fazer pensar que Deus está num trono, te julgando e sentenciando. (Leia Romanos 7:7-13)

Deus não é distante! Ele não está presente só nas igrejas, só à noite no seu quarto. Ele está em todos os lugares, durante o dia inteiro! Você é livre para comprovar a bondade dele. E você pode dizer: “Mas Ele pede para renunciar as coisas que nós queremos fazer! Como Ele pode querer o meu bem se não entende minhas vontades?”

E me diga: o que nós sabemos? Quais certezas nós temos? Como nós somos prepotentes! Achamos que sabemos mais do que Deus o que é melhor para nós. Eva achou isso e mordeu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Sansão achou isso e se apaixonou por Dalila. Jonas achou isso e fugiu de Nínive. Nenhum deles conseguiu o que achava que iria conseguir.

Deus é perfeito. Ele cuida de nós, em cada mínimo detalhe, e nós somos incapazes de reconhecer tamanho amor. Não entendemos quando Ele nos diz para esperar, para perseverar, para termos fé. Mas Ele nos dá todas as provas de que é digno! Sermos servos dEle é uma honra, porque Ele nos ama acima de tudo. Deus preferiu morrer na cruz do que passar a eternidade longe de você! A partir do momento que nós entendermos esse fato, Deus jamais será o cara mau, esperando um pecador para condenar.

Deus nos chama de filhos porque tudo o que ele mais quer é ser chamado de Pai. E é exatamente essa a melhor definição do nosso Deus: Ele é Pai. Ele merece respeito e temor. Ele nos provê o que é necessário (o que muitas vezes é diferente do que nós queremos), Ele nos dá vida - e vida em abundância. Deus não é um deus carrasco, tirano, fraco ou liberal. Ele é perfeitamente bondoso, misericordioso e justo. Saiba que Ele é muito mais do que você pensa - e exatamente o que você necessita.

"Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias te darei graças e sempre te louvarei. O Senhor Deus é grande e merece receber altos louvores. Quem pode compreender a sua grandeza? (…) O teu Reino é eterno e tu és Rei para sempre. O Senhor Deus sempre cumpre o que promete; Ele é fiel em tudo o que faz. Ele ajuda os que estão em dificuldade e levanta os que caem. (…) Ele está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade. A todos os que temem dá o que é necessário; Ele ouve os seus gritos e os salva da morte."

Salmos 145:1-3; 13-14; 17-19

  • Share on Tumblr

0 respostas: