Águia ou galinha?

domingo, janeiro 26, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments

  


    Possivelmente, o título desta postagem lhe seja familiar. Quando comecei a pensar sobre o que escrever neste domingo, me lembrei desse tema sobre o qual ouvi uma pregadora falando certa vez, mas ela, na verdade, só estava citando isso no meio de uma ministração que falava sobre outro tema. Sendo assim, eu não sabia que já havia várias reflexões a respeito do que vamos falar hoje, e fui pesquisar um pouco sobre. Do que mais me chamou a atenção, encontrei a seguinte estória:

     Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia e colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. O filhote comia milho e ração própria para galinhas, embora a águia fosse o “rei/rainha” de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista que, enquanto passeava pelo jardim, disse:“Este pássaro aí não é galinha. É uma águia!”“De fato – disse o camponês -, é águia. Mas eu criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.”“Não – retrucou o naturalista -, é e será sempre uma águia, pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.”“Não, não. – insistiu o camponês - Ela virou galinha e jamais voará como águia.” Então, eles decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: “Já que você de fato é uma águia,  já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!”A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou:
“Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
“Não!  – tornou a insistir o naturalista - Ela é uma águia, e uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:
“Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
 O camponês sorriu e voltou à carga:
“Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
“Não – respondeu firmemente o naturalista -, ela é águia, possuirá sempre um coração  de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar.”
No dia seguinte, o naturalista e o camponês se levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
“Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.  Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou e ergue-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou e voou, até confundir-se com o azul do firmamento.
    Interessante, não? Pode ser que você já tenha entendido aonde eu quero chegar com isso, mas vamos lá. A Palavra de Deus diz que os pensamentos Dele a nosso respeito são mais altos que os nossos próprios (Is 55:8-9) e, como nós já sabemos, o Senhor tem planos muito maiores para nós do que nós mesmos temos. Isso significa que Ele nos fez para ir alto, para ir além do que nós imaginamos, significa que Ele nos fez para “voar”.

    Vou fazer uma brincadeira com você: se você pudesse ser um animal, qual seria? Quando eu era mais nova, sempre tinha esses tipos de brincadeiras com os meus colegas, e nunca soube bem o porquê. Mas eu me lembro de que sempre queria ser o animal mais forte, mais veloz, mais ágil. Enquanto minhas amigas gostavam de borboletas e joaninhas (provavelmente pela delicadeza desses bichos), eu tinha uma paixão pela imagem de onças e leopardos. Por quê? Bom, eu sempre via imagens na TV desses animais correndo com o vento, alcançando coisas que pareciam impossíveis e demonstrando sua aparentemente interminável força. Eu era uma criança bem medrosa, na verdade, mas adorava essas coisas (só na teoria, claro).

    Agora, quero que você se lembre do animal no qual pensou acima. Quais são suas características? Por que você gostaria de ser como ele? Talvez minha paixão pelos animais corajosos se desse justamente pelo fato de que eu era uma garotinha um tanto quanto covarde... Eu vivia chorando e não saía debaixo na saia da minha mãe de jeito nenhum. Aquelas eram características que talvez eu, inconscientemente, quisesse ter. E agora quero que você faça algo diferente: responda novamente qual animal você gostaria de ser, mas tendo agora apenas duas opções: uma águia ou uma galinha. Estou quase certa de que você escolheria a primeira opção por causa das características desse animal (se tiver escolhido a galinha, por favor me explique sua escolha nos comentários, rs). Acredito que a maioria de nós gostaria muito mais de ver uma águia do que uma galinha, até porque é algo incomum de se ver nos nossos céus. E a boa notícia é que Deus nos fez para ter, sim, características de um pássaro grande e corajoso. Mas, então, por que é muito mais comum ver galinhas?

    Infelizmente, muitos de nós temos medo de viver os planos de Deus. Pensamos “ah, esses grandes ministérios não são para mim, eu vou continuar aqui quietinho onde estou”. A verdade, irmão, é que nós subestimamos o poder de Deus em quase tudo. Eu tenho uma amiga que vive dizendo que “a gente tem que ser exigente mesmo”, e eu entendo o que ela diz, porque se Deus é capaz de nos dar grandes coisas, por que temos medo de pedir ou de acreditar? Muitas vezes pensamos “eu nem ouso pedir isso para Ele, porque eu não mereço...”. A verdade é que nós realmente não merecemos nada, inclusive o sacrifício da Cruz; mas mesmo assim ele aconteceu.

    Um exemplo que eu sempre vejo está nos relacionamentos afetivos. Sinceramente, não consigo entender como alguns casais ficam juntos quando uma das partes é tão intensa na sua busca e no seu amor por Deus, e a outra simplesmente não está “nem aí”. Isso não faz o menor sentido, é uma perfeita demonstração de jugo desigual. Como uma pessoa que é águia pode viver o resto da vida presa a alguém que a faz agir como galinha? Alguém que não a deixa voar, não a deixa crescer... Com certeza, esse não é o plano de Deus. E talvez você pense “mas Vitória, eu quero ser um canal de Deus para a conversão do meu(minha) parceiro(a)!”. Eu creio que isso pode sim acontecer. Mas deixe-me lhe dizer uma coisa que você já sabe, mas ignora: irmão, se você está há anos tentando fazer com que seu(sua) namorado(a) venha para a presença de Deus e tudo o que ele(a) faz é ignorar isso e te impedir de crescer, então é bem provável que ele(a) nunca vá amar nem a Deus, nem a você. Pare de viver como galinha por causa disso! É muito mais provável que você seja influenciado do que influenciador. Por quê? Simples: existem muito mais galinhas do que águias.

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

II Coríntios 6:14

    Percebe que esse versículo não fala só de casamento, como a maioria das pessoas pensa? Fala de estar preso a algo que não pertence à sua natureza. E se você é luz, não deve se permitir viver em meio a trevas, porque isso tira de você a possibilidade de viver os planos de Deus.

    O que quero que você se pergunte hoje é: qual tem sido a sua forma de vida? Você tem se permitido viver os sonhos de Deus ou está vivendo sem propósito algum, ao lado de pessoas que te prendem mais ainda a essa realidade? O Senhor te fez para ir a lugares altos, e não para ficar ciscando no chão. Então, seja o que for que o esteja prendendo na condição de galinha, liberte-se disso! Existem, claro, alguns casos que não há como desfazer (se você já for casado, por exemplo, o divórcio não é uma alternativa pois é abominável a Deus). Mas, seja qual for a sua história, procure Nele uma solução para, finalmente, poder voar. Se você quiser, com certeza será uma águia.

Na graça e na paz do Senhor Jesus,

Vitória
  • Share on Tumblr

0 respostas: